Energia renovável lança olhar de alunos para o futuro.

Tema fez parte de palestra virtual apresentada por ex-aluno do Colégio Província de São Pedro.

Um olhar para o futuro nos modelos mais avançados de geração de energia foi destaque numa edição de um encontro realizado de forma virtual com alunos do 5º ano na última semana. A palestra foi conduzida pelo ex-aluno Matheus Sagebin Schebella, que é graduando em Engenharia de Energia na Ufrgs e trabalha como voluntário na Renova Jr, uma empresa Júnior do curso de Engenharia de Energia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul que realiza iniciativas voltadas à eficiência energética, contando com o auxílio de professores da universidade reconhecidos internacionalmente em suas áreas de atuação

Entre os tópicos trazidos na conversa estiveram fontes de energia, fontes renováveis e não renováveis, novos modelos e uso consciente de energia. “Não existe uma resposta certa para a pergunta sobre qual é a melhor fonte de energia. Todas as energias têm algum impacto ambiental e foi isso que busquei deixar claro. Por exemplo, a hidrelétrica gera bastante energia e é considerada limpa, mas traz impactos ambientais bem severos. Outro ponto é que o nosso modo de consumo, como sociedade, também interfere bastante. Por exemplo, o uso da madeira como lenha: se cortarmos todas as árvores para fazer lenha, vai acabar a matéria-prima, mas se houver um replantio, não. Então, se tivermos consumo consciente, podemos chamar esse modelo de energia renovável”, explicou Matheus.

O que mais chamou a atenção das professoras foi o interesse dos estudantes pelo assunto. O tema é abordado no currículo escolar com as turmas em trabalhos sobre o estado físico e tratamento da água e esgoto. A partir disso, veio a ideia de falar sobre as usinas hidrelétricas e as diferenças entre geração de energia renovável e não renovável. “Trouxemos esse tema para ser abordado em forma de palestra, procurando oferecer uma experiência prática para abordar recursos renováveis e não renováveis, e o resultado foi muito interessante. Os alunos mostraram-se atraídos e comprometidos com o assunto, fazendo muitos questionamentos. Tenho certeza de que essa experiência vai enriquecer os debates futuros sobre as questões ligadas à energia. Durante a conversa, os alunos puderam aprender um pouco sobre cada tipo de geração de energia, passando pelas usinas hidrelétricas, nucleares, energia solar, energia das marés, eólica, biomassa e termelétricas”, explicou a professora Viviane Ferreira.

O trabalho contou com a participação das três turmas do 5º ano com a coordenação das professoras Viviane Ferreira, Gabriela Garcia e Daniela Dallasta.