Наші люди – A Essência do Folclore Ucraniano.

Наші люди – A Essência do Folclore Ucraniano.

É um espetáculo de danças, músicas e canções do folclore ucraniano. Uma viagem e este país do leste europeu chamado Ucrânia. Serão apresentadas danças de diversas regiões, mostrando um figurino riquíssimo em detalhes e muito colorido. Músicas fortes e vibrantes irão empolgar o público mostrando a vitalidade do povo ucraniano, serão 30 dançarinos que irão levar o público a conhecer está linda cultura. Um lindo espetáculo de cultura e conhecimento desta tradição milenar.

Tudo começou quando uma grande leva de imigrantes chegou ao Brasil, trazendo, além de suas malas, a saudade de sua terra natal. Sendo um povo muito apegado à religião e à tradição, uniram suas forças para construir uma paróquia, para cultuar seus ritos religiosos e uma sociedade, para os encontros com os amigos. Como são muito alegres e festeiros, os jovens queriam mais, criando então, um grupo de danças, onde os encontros poderiam ser mais descontraídos, revivendo assim, os momentos de festas e de alegrias que trouxeram consigo. Desta forma poderiam transmitir um pouco de sua cultura, que passou a ser do Brasil, no momento em que os ucranianos migraram aqui.

Com o passar dos anos o Grupo Folclórico foi desenvolvendo-se e crescendo, sendo hoje o Folclore Ucraniano Solovey, assim denominado em setembro de 1990. Fundado em 15 de setembro de 1990 pelo Sr. Alexandre Schwec, e atualmente presidido por Alexandre Oliveira, completou vinte e oito anos de ininterrupto trabalho de preservação e divulgação da cultura ucraniana.

Exibindo através de sua dança, de seu artesanato e de seu canto, estão ligados ao amor e a arte dos ancestrais, formando uma grande família que segue na utópica busca da perfeição e do crescimento. É um grupo de danças formado por jovens que procuram de forma séria e comprometida divulgar a cultura ucraniana por onde passam.

Destacou-se em 2001 quando recebeu do Governo Ucraniano o Certificado de Reconhecimento como sendo único grupo do Rio Grande do Sul a manter na íntegra a cultura ucraniana. Já realizou espetáculos em diversos estados Brasileiros e países da América Latina. Em 06 de setembro de 2002, conquistou o Primeiro Lugar no 8° Santa Maria em Dança, como Melhor Grupo de Folclore e Primeiro lugar como Melhor Grupo do Festival.

Com 28 anos de existência e com cerca de 30 dançarinos divulgam essa cultura nas mais variadas festividades sempre em busca do mais tradicional no que existe na preservação da cultura. Com sede na cidade de Canoas – Rio Grande do Sul, está vinculado à Igreja Ortodoxa Ucraniana Santíssima Trindade, e a comunidade o qual é o único representante do Estado. Com coreografias de Alexandre Oliveira que há 28 anos trabalha com o grupo, o Solovey encanta o público por onde passa, é um grupo amador, porém desenvolve com profissionalismo e responsabilidade o prazeroso encargo de propagação da cultura ucraniana.

INFORMAÇÕES E RESERVAS

(51) 99225.5186