Evento apresenta como foi o gerenciamento da obra do primeiro cinema auto-sustentável do Brasil.

Evento apresenta como foi o gerenciamento da obra do primeiro cinema autosustentável do Brasil.

O 4º Congresso Latino-Americano Steel Frame, que acontece em São Paulo, nos dias 28 e 29 de maio de 2019, reserva entre suas atrações a apresentação do projeto do Cine A. A empresa One Construccion, responsável pelo gerenciamento da obra apresentará os detalhes da construção do complexo de 4.058 m² feito em Light Steel Frame.

A cidade de Itajubá, no Sul de Minas, foi a escolhida para receber o primeiro cinema sustentável do país. Ela funciona como município-teste para que este formato seja replicado em outras cidades pela rede de cinemas Cine A. Trata-se de um cinema de rua movido a energia solar, com reaproveitamento de água da chuva, estacionamento de bicicletas e espaços para recarga gratuita de carros elétricos.

São quatro salas de cinema, com capacidade para 700 pessoas. O complexo, instalado ao lado do Teatro Municipal com o objetivo de complementar o espaço cultural da cidade, ainda conta com dois restaurantes, academia, espaço para prática de Yoga, Slackline, meditação e dança.

A cidade foi escolhida por causa do número de habitantes – são quase 100 mil, pelo perfil cultural e tecnológico e, também, pelo interesse da administração pública em receber o empreendimento. O terreno foi doado pela prefeitura à rede de cinemas e, como contrapartida, a empresa investiu mais de R$ 10 milhões na construção do espaço, o que gerou pelo menos 200 empregos indiretos e cerca de 50 postos de trabalho permanentes a partir de seu funcionamento.

O estilo de construção, que é o steel frame, foi escolhido por não gerar entulho. As operações, que queiram eventualmente fazer parte do complexo, têm que estar aliadas a estes ideais de sustentabilidade também, segundo a empresa.