Alimentação e hábitos saudáveis auxiliam na prevenção ao câncer de próstata.

Em alusão ao Novembro Azul, tema esteve presente no Ciclo de Palestra AMRIGS.

Com o propósito de alertar os homens sobre a importância de intensificarem os cuidados com a saúde e combater tabus, a Associação Médica do Rio Grande do Sul (AMRIGS) promoveu, na noite de quarta-feira (20/11), a edição de novembro do Ciclo de Palestras AMRIGS com os temas “Atenção à saúde do homem” e “Prevenção do câncer de próstata”. Os assuntos foram abordados pelos médicos urologistas, Ernani Luis Rhoden e Guilherme Ribeiro, que salientaram a importância da manutenção de hábitos saudáveis como uma forma de minimizar os riscos da doença. “Não se sabe o que causa o câncer na próstata, mas existem alguns fatores que podem ser controlados, como a dieta. Estudos mostram que uma alimentação saudável, hábitos esportivos e cuidados frequentes com a saúde podem diminuir a incidência”, salientou o médico Ernani Luis.

Para falar da promoção de saúde ao homem, o médico urologista, Guilherme Ribeiro, abordou aspectos relacionados ao câncer no testículo e a formas para uma vida saudável. “O diálogo e a busca por exames de prevenção são medidos muito eficazes no combate a estas doenças. Quando identificado de forma precoce, a taxa de cura é de 95%, o que ratifica a necessidade de se ampliar campanhas e buscar os respectivos exames”, alertou.

O evento foi gratuito e aberto ao público. Ao final das palestras, foi possível realizar questionamentos aos médicos e retirar dúvidas pontuais.