Procedimentos estéticos já fazem parte da rotina dos homens.

Linhas de expressão e tratamento de calvície são as principais preocupações do público masculino.

Os homens procuram cada vez mais o cuidado com a aparência e, hoje, representam parte significativa dos pacientes de consultórios dermatológicos. Para o médico dermatologista e associado da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Secção RS (SBD-RS), Maurício de Quadros, o principal cuidado ao tratar deste público é entender as peculiaridades da pele masculina. “Com esta atual maior preocupação com a aparência, os homens vêm para as consultas buscando solucionar a calvície, melhorar a qualidade da pele, tratar as linhas de expressão na testa e área dos olhos, amenizar a perda de volume facial e a remoção dos pelos. É necessário compreender as diferenças entre a pele dos homens e das mulheres, que vão desde o formato da sobrancelha, nariz, queijo, além de uma mandíbula mais marcada, para poder oferecer um tratamento que respeite as características masculinas”, salienta.

O médico ressalta que os questionamentos mais comuns feitos por homens, referentes aos procedimentos, estão no período destinado à recuperação e se ficará visível o que foi feito. 

Alguns cuidados com a pele são gerais, e valem tanto para homens como para mulheres. Um deles é a preocupação com a hidratação. A indicação é conversar com o médico para ver quais sabonetes e cremes são os mais indicados. Outro cuidado que não muda é medidas fotoprotetivas. Filtro solar e cuidados na exposição excessiva ao sol, ajudam a evitar rugas precoces e até câncer.