Expoagas 2019 – 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados

            Consolidada como um evento para empresas de todos os tamanhos e dos mais diferentes setores da economia, a Expoagas 2019 – 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados reunirá 48 mil pessoas ligadas à cadeia do abastecimento, entre os dias 20 e 22 de agosto, no Centro de Eventos Fiergs, em Porto Alegre, para oportunizar networking, relacionamento, negócios e qualificação aos participantes. Promovida pela Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), a feira deverá movimentar pelo menos R$ 520 milhões em negociações entre os 372 expositores e os visitantes – em sua maioria, representantes de empresas supermercadistas de todo o Brasil e de outros 11 países. Além da feira de negócios, que contará com fornecedores de produtos, equipamentos e serviços para o varejo e apresentará mais de 800 novidades ao mercado, a Expoagas 2019 possibilitará, em uma série de palestras, visitas, seminários e oficinas, qualificações para diferentes públicos. Cada vez mais multisetorial, a feira novamente tem gratuidade nas inscrições antecipadas a varejistas de supermercados e de outros setores do comércio, como hotéis, bares, restaurantes, farmácias e lojas de bazar e R$ 1,99. Neste ano, a cortesia estende-se também a produtores rurais pela primeira vez. A principal novidade desta edição é o reposicionamento dos espaços Premium e Circuito de Negócios, criados no ano passado e que integram novos expositores às oportunidades oferecidas pelo evento.

            Por sua capilaridade e abrangência de setores, a Expoagas 2019 mais uma vez refletirá, em seus estandes, as tendências e hábitos de consumo que estão norteando o perfil de compra dos gaúchos nos supermercados. Um exemplo disto é o crescimento no número de expositores de alimentos com apelo saudável, como tapiocas, produtos orgânicos e barras de cereais. “O gaúcho está cada vez mais preocupado com sua saudabilidade, mas infelizmente ainda falta renda para que algumas categorias ganhem mais espaço. Este será um processo gradual na qualificação dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores”, observa o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo. Segundo o dirigente, além dos alimentos saudáveis, ganham destaque nesta 38ª edição da Expoagas expositores de eficiência energética, consultoria tributária e acessórios para smartphones. “São setores em ebulição e a feira certamente vai espelhar o que está acontecendo no dia a dia do ramo supermercadista”, garante. Formado majoritariamente por indústrias e distribuidores de produtos alimentícios, de higiene e de limpeza, o rol dos expositores ganhou uma nova categoria entre os estandes: a das entidades de classe, que estreia com dois expositores na feira de negócios.

            Participação de gaúchos cai – Entre os expositores desta edição, 80,9% estão voltando ao evento, e 19,1% serão estreantes na Expoagas 2019. Um dado que chama a atenção é o percentual de empresas gaúchas entre os expositores: embora ainda majoritários (67%), os estandes de companhias locais atingiram o menor percentual de participação dos últimos dez anos (em 2018, os gaúchos eram 72%). “É um dado que nos preocupa. Somos defensores da indústria gaúcha, que é modelar em tantos setores, e precisamos que a economia se fortaleça em todas as pontas para que tenhamos um crescimento sustentável no Estado”, destaca Longo. Segundo o dirigente, um dos principais objetivos da Agas com a feira é oportunizar uma vitrine a varejistas de todo o País para as empresas que participarão do evento. “Teremos compradores do Brasil e do mundo conhecendo a pujança da nossa indústria e a qualidade dos produtos fabricados no Rio Grande”, antecipa.

            Edição deste ano evidenciará pleitos do setor – Apostando nos conceitos de liberdade econômica defendidos pelo Governo Federal e fomentando negócios que possibilitarão crescimento para empresas do varejo, setor distribuidor e indústria, a Associação Gaúcha de Supermercados aproveitará a Expoagas 2019 para reforçar pleitos do segmento supermercadista gaúcho e brasileiro. A principal reivindicação a ser levantada é a possibilidade de supermercados comercializarem, em suas lojas, os medicamentos que não necessitam de prescrição médica. “Defendemos o direito das farmácias venderem alimentos, itens de bazar e de higiene, mas queremos o mesmo livre comércio para os supermercados. Afinal, os medicamentos sem prescrição já estão ao alcance dos clientes no autosserviço das farmácias, além de serem comercializados sem restrições por televendas e internet. Não há porque criarmos reservas de mercado em nome do corporativismo. Precisamos de um novo Brasil e de um cenário de liberdade econômica, com interferência mínima do Estado”, defende Longo.

            Outras reivindicações do setor são a definição de regras para a manipulação de carnes e fiambres em supermercados e a simplificação tributária em todos os setores. “São questões técnicas nas quais estamos trabalhando para garantir, acima de tudo, segurança alimentar aos consumidores e proteção jurídica às empresas. Mas é preciso elogiar o trabalho dos corpos técnicos do Governo do Estado e a boa vontade para contribuir nestes temas”, salienta Longo.

            Gratuidade para o varejo e produtores rurais – Neste ano, pela primeira vez, a Agas está franqueando as pré-inscrições ao evento para produtores rurais. “Queremos oportunizar aos homens e mulheres do campo as mesmas ferramentas e clientes dos grandes players da indústria, incentivando que as futuras gerações vejam, na produção agrícola, um negócio rentável e promissor”, explica o presidente da Agas. Além disso, as inscrições realizadas até 16 de agosto são gratuitas para supermercadistas e para representantes de padarias, atacados, farmácias, bares, restaurantes, lojas de conveniência, açougues, bazares, lojas de 1,99, petshops, hospitais e hotéis. Os valores para visitantes de outros setores vão de R$ 30,00 a R$ 150,00 para os três dias de evento. “A Expoagas traz oportunidades para empresas de todos os tamanhos. O pequeno comerciante que visitar a feira certamente sairá melhor e mais preparado para os desafios do mercado, seja pelo ciclo de palestras ou pelas parcerias comerciais que estarão à disposição nos estandes”, projeta Longo. As inscrições para o encontro já estão abertas pelo site www.agas.com.br.

            Carro e notebooks vão fomentar negócios – Consagrada acima de tudo como uma feira de negócios, a Expoagas 2019 mais uma vez vai incentivar a conclusão de transações comerciais já durante os três dias do evento com o sorteio de seis notebooks e um automóvel zero quilômetro entre as empresas que efetuarem compras nos estandes da feira. A cada R$ 1.000,00 em compras junto aos expositores, os visitantes receberão um cupom para participação. “Embora a programação de palestras seja fundamental, estamos voltando o nosso foco para as atividades da exposição, incentivando os participantes a levarem lançamentos e condições especiais de pagamento aos estandes”, informa o gerente executivo da Agas, Francisco Schmidt. A partir de um levantamento prévio, a Agas estima que mais de 800 produtos, equipamentos, embalagens, sabores e versões de produtos serão apresentados durante o evento pelos 372 expositores.

            Palestras de um lado, feira do outro – Buscando evidenciar e fortalecer os espaços criados no ano passado para oportunizar a novas empresas a participação na Expoagas – o Espaço Premium e o Circuito de Negócios –, a Agas dividiu neste ano, com maior clareza, as áreas de palestras e de feira. “Transferimos o ciclo de palestras todo para o lado do Teatro do Sesi, enquanto a feira de negócios ficará concentrada nos três andares do pavilhão do Centro de Eventos”, explica o presidente da entidade. Localizado no segundo andar, o Espaço Premium congregará empresas multinacionais e grandes players das indústrias de alimentação e de higiene. Lançados na edição de 2018, os estandes do Circuito de Negócios congregarão micro e pequenas empresas em um ambiente de negócios e novas parcerias. “Este é o espírito da Expoagas, oportunizar os mesmos fornecedores a companhias de todos os portes e de todos os segmentos”, conclui Longo.

Para fomentar a participação de varejistas do interior do Estado, a Agas está subsidiando 50% dos custos de viagem para caravanas que contemplarem pelo menos três empresas varejistas. “São 90 núcleos regionais que alugam um ônibus e vêm à feira dos mais diferentes pontos do Estado e de Santa Catarina”, explica Longo.

As projeções para a Expoagas 2019:

  2017 2018 2019*
Expositores 347 372 372
Segmentos 108 108 109
Visitantes 48 mil 48 mil 48 mil
Negócios R$ 482 milhões R$ 509 milhões R$ 520 milhões
Caravanas 90 90 90

* Previsão

            Preocupação com desperdícios e com o meio ambiente – Para evitar desperdícios, a Agas firmou parceria com o Banco de Alimentos do Estado, da Fiergs. Durante os três dias do evento, a instituição terá um ponto de coleta, na secretaria da Expoagas 2019, para que os expositores entreguem alimentos não perecíveis e produtos de higiene e limpeza referentes às sobras da feira. Os donativos serão encaminhados às mais de 300 entidades carentes atendidas pelo Banco de Alimentos na Capital. A Juntapel também participará do evento, coletando, separando e dando a correta destinação aos resíduos sólidos gerados na Expoagas 2019. Além disso, em parceria com a empresa Coleto, especializada na coleta e transporte de óleo de cozinha usado, a Agas administrará o processo de descarte do óleo utilizado na feira, evitando danos ao meio ambiente.

Glória Maria, Cláudia Raia e Alexandre Garcia na Convenção

Paralelamente à feira de negócios, a 38ª Convenção Gaúcha de Supermercados oportunizará entretenimento, reflexões e capacitação aos participantes da Expoagas 2019. Desenhado há um ano pelos organizadores, o ciclo de palestras trará ao debate temas em voga na gestão do varejo, como prevenção de perdas, gerenciamento de equipes e tecnologia, mas também assuntos atinentes ao desenvolvimento pessoal dos participantes e à conjuntura político-econômica brasileira.

Entre as palestras magnas, realizadas sempre pela manhã no Teatro do Sesi, os destaques deste ano serão a jornalista Glória Maria, com o tema É preciso reinventar-se; o consultor canadense Mike Ross, que abordará o comportamento dos consumidores no ponto de venda; o filósofo, professor e escritor Clóvis de Barros Filho, propondo reflexões de vida e carreira ao público; o jornalista Alexandre Garcia, abordando perspectivas para o Brasil; e o educador físico Márcio Atalla, conhecido pelo quadro “Medida Certa”, com dicas de saúde e bem-estar.

Jovens e mulheres em evidência – Capitaneando as programações das tardes, três grandes painéis vão mobilizar o público, sempre às 15 horas, no Teatro do Sesi: no dia 20 de agosto, o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, falará sobre Administração Tributária Digital no Seminário Jurídico. No dia 21, no mesmo horário, a atriz e bailarina Cláudia Raia contará detalhes de sua trajetória e motivará os participantes na programação feminina do Agas Mulher, com a palestra Nas raias do empreendedorismo. No terceiro dia (22), será a vez do Agas Jovem, departamento da Associação que reúne e qualifica mais de 150 jovens supermercadistas do setor, promover sua programação. A atração do evento será o CEO do iFood, Carlos Eduardo Moysés, com o tema Tendências e mudanças do mercado – Case iFood.

O calendário da Expoagas 2019 prevê ainda visitas-técnicas a varejos e indústrias referência em suas operações – guiadas por instrutores do corpo docente da Agas; oficinas práticas no interior da escola móvel da entidade, que estará estacionada em frente ao acesso principal da feira; e a tradicional programação do Centro de Aperfeiçoamento Técnico (CAT), que neste ano ocorrerá no Salão de Convenções da Fiergs, ao lado do Teatro do Sesi. Dentre os temas abordados, estarão assuntos como layout de loja, hábitos de consumo, prevenção de perdas, RH estratégico, integração online e offline de vendas e gerenciamento de categorias. “Nosso objetivo é que a Expoagas contemple todo o quadro das empresas e, enquanto o gestor de compras de uma companhia está na feira, seu responsável pelo RH está em uma palestra, o açougueiro em uma oficina, e assim por diante”, exemplifica Longo.

Toda a programação será gratuita aos participantes da Expoagas 2019, mediante pré-inscrições válidas para os três dias do evento, pelo site www.agas.com.br.

Medalha Don Charles Bird será uma exaltação ao modelo cooperativista – Entregue anualmente pela Agas a um fornecedor do varejo que, com sua lisura, dedicação e relacionamento, tornou-se modelar para o segmento supermercadista do Rio Grande do Sul, a Medalha Don Charles Bird – que leva o nome do primeiro presidente da Associação – neste ano será entregue ao presidente da Cooperativa Santa Clara, Rogério Bruno Sauthier, um líder que atuou decisivamente na consolidação do modelo cooperativista e com isso contribuiu em diversas frentes para o crescimento da economia do Estado. “Queremos saudar o exemplo de Rogério Sauthier, um líder muito à frente do seu tempo que desenvolveu os pilares do associativismo para incentivar o crescimento dos cooperados”, sublinha Longo. A medalha será entregue ao homenageado na solenidade de abertura da Expoagas 2019, marcada para as 9 horas do dia 20 de agosto, no teatro do Sesi.

EXPOAGAS 2019


Dia 20 de agosto

            9h – Solenidade de abertura – Teatro do Sesi

            10h30 – Palestra magna – Glória Maria | É preciso reinventar-se | Teatro do Sesi

            12h – Abertura da feira de negócios – Centro de Eventos

            13h30 – Visita-técnica – Grupo Dimed | Asun Supermercados

14h – Palestra – Fátima Merlin | O shopper do futuro | CAT

15h– Seminário Jurídico – Ricardo Neves Pereira | Administração Tributária Digital | Teatro do Sesi

16h – Oficina prática – Sinara Oliveira | Dez passos para o sucesso do relacionamento nas redes sociais | Escola móvel Agas

16h – Palestra – Vera Zaffari | O futuro da loja física: você está preparado? | CAT

20h – Jantar de boas-vindas | Associação Leopoldina Juvenil

            21h – Encerramento da feira de negócios


Dia 21 de agosto

9h – Palestra magna – Mike Ross| Como vieses cognitivos afetam as decisões dos consumidores | Teatro do Sesi

10h30 – Palestra magna – Clóvis de Barros Filho | Confiança: o motor das organizações | Teatro do Sesi

12h – Abertura da feira de negócios – Centro de Eventos

13h30 – Visita-técnica – Coca-Cola | Rede varejista

14h – Palestra – Angelita Garcia | A revolução tecnológica e comportamental dos líderes e gestores de RH | CAT

15h– Agas Mulher – Cláudia Raia | Nas raias do empreendedorismo | Teatro do Sesi 

16h – Palestra – Gustavo Fauth – Prevenção de perdas na prática: o resultado de cases gaúchos | CAT

16h – Oficina práticaKarine Biz | Gestão ambiental e boas práticas | Escola móvel Agas

            21h – Encerramento das atividades do dia

 
Dia 22 de agosto
 

            9h – Palestra magna – Alexandre Garcia – O Brasil em 2020: cenários políticos e os impactos no consumo ­– Teatro do Sesi

            10h30 – Palestra magna – Márcio Atalla – Bem-estar pessoal e profissional ­| Teatro do Sesi

            12h– Abertura da feira de negócios – Centro de Eventos

14h – Palestra – Clara Faro (Nestlé) | Como a transformação na categoria de cafés potencializará as vendas | CAT

15h – Coletiva de imprensa – Balanço da Expoagas 2018 | Escola móvel Agas

15h – Agas Jovem – Carlos Eduardo Moysés (CEO iFood) | Tendências e mudanças no mercado – Case iFood | Teatro do Sesi

16h – Palestra – Felipe Patané (Google) | O caminho até a prateleira | CAT

20h – Sorteio de automóvel entre os compradores da feira

            21h – Encerramento do evento

Inscrições:

Até 16 de agosto em www.agas.com.br

Varejistas e produtores rurais = Gratuito

Fornecedores Sócio Agas = R$ 30,00

Fornecedores não sócios Agas/ Visitantes – R$ 150,00

Após 16 de agosto – Na secretaria do evento

Varejistas sócios Agas – R$ 30,00

Varejistas não sócios Agas – R$ 80,00

Fornecedores sócios Agas – R$ 50,00

Fornecedores não sócios Agas/ Visitantes – R$ 150,00

Porto Alegre, 6 de agosto de 2019.

_________________________________

Imprensa AGAS:

Francisco Brust

(51) 2118 5206 | (51) 9 9902.8785

imprensa@agas.com.br

www.twitter.com/ImprensaAGAS

Joaquim Oresko

(51) 2118 5225 | (51) 9 9557.1496

joaquim@agas.com.br

http://www.facebook.com/portalAGAS

Assessoria de Imprensa de Apoio
Enfato Multicomunicação – (51) 30.261.261
Gabriel Campos – gabriel@enfato.com.br – 55 (51) 9168.9411

Mariana Turkenicz – mariana@enfato.com.br – 55 (51) 8121.7062

Patrícia Jardim – patriciajardim@enfato.com.br