Prefeitura de Canoas monitora casos de síndromes gripais por telefone.

Em pouco mais de um mês, mais de 950 pacientes de UBSs e CSFs foram acompanhados pela Secretaria Municipal da Saúde. 

Em um período em que os sintomas de uma gripe comum facilmente se confundem com os da covid-19, é preciso iniciativas de atenção à saúde que auxiliem na diferenciação e combate de cada tipo de infecção. Foi pensando nisso que a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Canoas deu início ao acompanhamento remoto de pacientes que procuram as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas de Saúde da Família (CSFs) com sintomas gripais. Em pouco mais um mês, a iniciativa já registrou 969 casos, em uma curva que cresce à medida que o inverno avança.  

Paciente da UBS Fernandes, Paulo Ricardo Granella Júnior, de 32 anos, foi um deles. A febre alta, aliada aos sinais de um resfriado e ao histórico de bronquite o levaram até a unidade em busca de atendimento.  Orientado quanto aos medicamentos e cuidados para controlar os sintomas, ele foi monitorado por mais de duas semanas, através de ligações telefônicas que visavam acompanhar o desenvolvimento dos sintomas. Por fim, passou pelo teste do novo coronavírus, que deu negativo.  

A ação, que faz parte de um pacote de protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde, mas não é unanimidade nos municípios, ajudou a tranquilizar Paulo. “As ligações da equipe do posto foram importantes para me dar mais segurança, principalmente porque, com meu histórico, todos os anos nessa época eu tenho problemas respiratórios, mas neste, em específico, foi melhor ter mais cuidado”, explica.  

De acordo com o secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter, é para essa demanda que a cidade vem se preparando ao investir em uma série de medidas preventivas. “Observamos este aumento na busca de unidades de saúde por pessoas com sintomas gripais, o que é natural nesta época do ano. Porém, em uma pandemia como esta, precisamos intensificar as ações de combate e controle das infecções”, explica o secretário Fernando Ritter.  

O controle destes números tem uma finalidade bem planejada: além de dar mais segurança aos pacientes, facilita o trabalho de mapeamento e descoberta de casos do novo coronavírus. Isso porque os monitorados são testados por volta do décimo dia após a manifestação dos sintomas. E os resultados, enfim, são mais um dos pilares que embasam as estratégias de combate e prevenção propostas pelo município.  

Entre elas, estão a construção dos hospitais de campanha, instalados ao lado da Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Rio Branco e Boqueirão, e a reinauguração de dois andares totalmente reformados no Hospital Universitário (HU). Juntos, os três locais somam mais de 240 leitos exclusivos para atendimento de casos suspeitos ou confirmados da covid-19 que precisem de internação.  

Além disso, a Prefeitura de Canoas decidiu implementar uma dinâmica diferenciada para imunização contra a gripe. Idosos e crianças vêm sendo vacinados em casa, numa ação em que as equipes de saúde percorrem as ruas do município com as doses.  

Acompanhamento também nas UPAs 

Os pacientes que procuram as UPAs da cidade, após consultarem com um médico, também são monitorados. O desenvolvimento dos casos é acompanhado periodicamente pelas equipes de saúde do município.  

Onde buscar atendimento 

A Secretaria Municipal da Saúde ressalta que pacientes com sintomas da covid-19 podem procurar atendimento em dos hospitais de campanha da cidade. Eles foram instalados ao lado das UPAs Rio Branco e Boqueirão e funcionam 24 horas por dia e sete dias por semana. Os espaços contam com toda a estrutura necessária para atendimento de casos sintomáticos, inclusive aqueles com manifestações graves.