Odontologia Desportiva uma conquista viável, na área da saúde.

Odontologia Desportiva uma conquista viável, na área da saúde.

Os protetores bucais atuam protegendo os dentes de fraturas ou avulsões, prevenindo lesões nas bochechas, línguas e lábios. Geralmente indicados nas modalidades esportivas de maior risco que são as de contato ou as de impacto, tais como: Judô, Karatê, Boxe, Jiu-Jitsu, Handebol, Voleibol, Basquetebol, Futebol, Patins, Montain Bike, MotoCross entre outros. O uso de protetores bucais na prática esportiva reduz em 80% o risco de perda dentária.

Embora a Odontologia Desportiva, ainda, não se constitua uma especialidade reconhecida pelos órgãos de Classe no Brasil, falar sobre ela é um grande desafio. Pois ela congrega um significativo número de especialidades dentro da Odontologia, com a finalidade de atender o atleta de alto nível ou praticante de atividade esportiva recreativa de maneira abrangente, possibilitando melhor desempenho no seu rendimento, bem como a prática segura do esporte.

Visando uma melhor atuação do dentista junto ao atleta, o mesmo necessita familiarizar-se com o ambiente desportivo, bem como conhecer as regras do esporte com o qual esteja envolvido, mostrando o quanto é essencial a importância da Odontologia no contexto esportivo. Isto implica em saber trabalhar em equipe, e respeitar sua área de atuação e ficar com a responsabilidade de sensibilizar equipe técnica, preparadores físicos, pais, responsáveis e federações.

O aumento de praticantes de esportes vem crescendo significativamente, e, como conseqüência, o indivíduo está mais predisposto a sofrer traumatismo dental. O período de tempo decorrido entre o traumatismo e o atendimento faz a diferença, no que se refere ao prognóstico a curto e longo prazo.

Na maioria dos casos, um tratamento rápido e apropriado pode diminuir seu impacto, tanto no ponto de vista da saúde bucal, como estética. Por isso, são necessárias medidas que leve ao atendimento do trauma dentário no local onde ele potencionalmente ocorra e fazer o adequado procedimento imediato, ou seja, no atendimento de atletas e praticantes de esporte de recreação, torna-se importante a presença do Cirurgião Dentista durante o treino e as competições esportivas.

Os traumatismos dentais no esporte possuem uma particularidade que os diferenciam de outros traumatismos, pois podem ser prevenidos, havendo a possibilidade de reduzir drasticamente os níveis de ocorrência, através do uso de protetores que promovam a proteção de todas as estruturas dentais e periodontais.

A necessidade da proteção esportiva (protetores bucais) passa pela avaliação de risco de cada esporte (contato ou não-contato). As regras para uso de protetor bucal aplicam-se tanto a jogos, como a treinos, uma vez que os atletas passam a maior parte do tempo em treinamento.

Os protetores bucais devem cumprir alguns requisitos como, por exemplo, serem confortáveis, permitindo a fala, deglutição e respiração do atleta. Os protetores confeccionados em consultórios são diferentes dos comprados em lojas especializadas e apresentam uma excelente adaptação, não comprometendo a comunicação do atleta durante a competição.