Ilhabela, a Capital da Vela

Com 350 km², Ilhabela é a segunda maior ilha continental brasileira (a primeira é a Ilha de Santa Catarina). Localiza-se a 5 km da costa do estado de São Paulo e pode ser acessada por balsa, a partir do porto de São Sebastião. São Sebastião se localiza a 200 km ao sudeste da cidade de São Paulo e a 340 km ao sudoeste da cidade do Rio de Janeiro. O próprio nome Ilhabela já denomina e confirma que a cidade é bonita por natureza.

Com mais de 80% da Mata Atlântica preservada, vários rios e cachoeiras, praias quase desertas, Ilhabela é um dos locais mais pitorescos do mundo. Hoje, vários esportes radicais são praticados por aqui, tais como o rapel, off road, kyte surf e vários esportes náuticos. Em Ilhabela você irá passar momentos inesquecíveis e seus filhos poderão usufruir de inúmeras maravilhas junto a natureza.

Não é por acaso que a ilha principal deste arquipélago (Ilha de São Sebastião) possua, desde 1977, uma área de 27.025 ha. tombada como Parque Estadual. Esta área abriga mais de 80% de Mata Atlântica, entremeada por cerca de 400 cursos d’água, que formam belíssimas cachoeiras. Pela excelência de suas 36 principais praias, o município tornou-se, também, uma das 14 Estâncias Balneárias do Estado.

Ladeando a ilha, 129 km de costões abrigam uma diversificada flora e fauna marinha, onde peixes, golfinhos, tartarugas e até baleias convivem em harmonia.

A vocação turística desta cidade do Litoral Norte Paulista também é marcada por sua história. Constituindo o arquipélago da Ilha de São Sebastião, estão incluídas outras doze ilhotas, das quais, além da principal, três são habitadas: Vitória, Búzios e Ilha das Cabras. São inúmeros os pontos turísticos e as possibilidades de se deliciar neste paraíso, que também é a Capital da Vela no Brasil. Sua história é marcada desde a presença de piratas e corsários até o naufrágio de transatlânticos, que repousam no mar em redor de Ilhabela.

A Praia da Armação, com cerca de 500 metros, abriga uma igrejinha e barcos de pescadores; nesta praia eram desossadas as baleias capturadas antigamente pelos pescadores da Ilha; atualmente é um dos points dos Windsurfistas, quando o vento entra de leste pelo canal distando cerca de 14 Km da balsa, em direção norte do arquipélago.

Além do Grêmio de Vela, que reúne os velejadores da cidade, a prefeitura mantém uma escola de vela municipal, o Projeto Navegar, que inicia os interessados neste esporte. A prática de windsurfe fez surgir uma sede da categoria na Ponta das Canas. Nos últimos quatro anos, o kitesurfe tem sido a modalidade que mais tem crescido em número de praticantes.

Conhecida como a Capital da Vela, pela excelência das condições de vento e mar do canal de São Sebastião, Ilhabela tem sido cenário de diversas competições, que ocorrem durante o ano inteiro e trazem velejadores de todo o Brasil e de diversas partes do mundo. O município tem clubes náuticos e clubes e escolas de vela, que oferecem todo tipo de serviço náutico: desde aulas e aluguel de embarcações, até suporte para eventos de porte, como a Semana de Vela de Ilhabela, a mais importante da América Latina.

O sistema de ventos e correntes, existentes no canal que separa o arquipélago do continente, transformou o local em verdadeira raia de competições de vela e esportes náuticos. As “raias” para as velejadas variam de acordo com a direção do vento. Quando venta leste, a Ponta das Canas vira um dos melhores lugares do Brasil para a prática de windsurfe e kitesurfe. O visual de suas velas coloridas, cada vez em maior número, é um cenário que vale a pena ser apreciado. Quando venta sul, os velejadores praticam o esporte em toda a extensão do canal. Os melhores locais para a prática da vela são ao largo da Ponta das Canas, da praia da Armação, da praia do Pinto, da Ponta Azeda, da praia do Engenho D’água e da praia do Perequê.

A Ilha de São Sebastião, cujo território corresponde ao do município de Ilhabela, fica defronte a costa leste de São Sebastião. Nessa costa é que se localiza o centro comercial da cidade. Por entre a cidade e a ilha está o canal de São Sebastião, que tem, em sua largura mínima, apenas 3 km, onde a travessia pode ser feita pela Travessia São Sebastião-Ilhabela, de balsas.

O Parque Estadual de Ilhabela é uma unidade de conservação de proteção integral da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, no Estado de São Paulo. Ocupa 85% da superfície da ilha. Ilhabela, ou Ilha de São Sebastião, é a ilha principal das 12 ilhas e ilhotes que formam o arquipélago de São Sebastião.

São Sebastião é um paraíso natural, que se concentra numa estreita e longa faixa de terra, e tem quilômetros de praias, belíssimas praias, com águas limpas e mornas.  Situa-se entre a Serra do Mar e o Canal, que liga ao município de Ilhabela, e tem uma paisagem de tirar o fôlego, o verde das matas com o azul do mar, na maior harmonia, e tem sua paisagem delineada com muitos contornos. As montanhas são cobertas por ricas matas, porém, à beira mar, encontram-se alguns montes e vales.

Próximo ao município, sendo pertencente a ele, encontra-se quase um círculo de ilhas, formando, junto com Ilhabela, um quebra-mar natural, proporcionando a calmaria das águas e dos ventos, assim propiciando a prática dos esportes no mar, como windsurf, vela, etc.

Nas praias agitadas e badaladas, você pode ter certeza: a diversão é garantida! Afinal, Maresias, Camburi e Barra do Una estão por aqui. Nas praias selvagens e na Mata Atlântica, o ecoturismo é garantido! Junte tudo isto com lojas charmosas, gastronomia requintada ou típica caiçara, variadas opções em hospedagem e o belíssimo e rico artesanato caiçara/indígena.

Com 27.025 hectares, o parque estadual ocupa aproximadamente 80% da área total de Ilhabela. Este parque-arquipélago destaca-se, ainda, por fornecer um grande aporte de água doce, de origem fluvial, rica em nutrientes, em meio a condições oceânicas; alcança altitudes superiores à maior parte do território nacional; apresenta seu perímetro constituído, predominantemente, por costões rochosos; apresenta mudanças climáticas, em função de sua grande variação altitudinal, e abriga excepcionais exemplares de formações do domínio Mata Atlântica.

É neste lugar paradisíaco que está localizada a Cachoeira do Gato, reconhecida mundialmente pela sua exuberância e pelo seu enorme volume de água durante o ano todo. Em meio à mata atlântica, surge a imagem inesquecível de uma clareira recortada por uma queda d`água de 70 metros e uma refrescante piscina natural. O caminho é de média dificuldade e dura cerca de 45 minutos; a cachoeira só pode ser alcançada através de uma trilha localizada no lado esquerdo da Praia dos Castelhanos. É aconselhável a presença de um guia.

Um ambiente único e harmônico; pode se observar, com olhos e ouvidos atentos, animais silvestres, como lontras, caxinguelês, macacos, jaguatiricas, lagartos, gatos do mato, etc. As aves multicores variam das espécies mais delicadas, como beija-flores, periquitos e mariquitas, até gaviões, macucos, corujas e jacutingas.

Na mata, certos detalhes, como insetos, microorganismos, flores e cipós, também surpreendem, pela singular beleza com que se revelam. Uma vez dentro deste santuário natural, é preciso consciência e respeito pelos seus tesouros, onde nada deve ser retirado de seu lugar, nada acrescentado; perpetuando, assim, suas características nativas. Matéria autoral atualizada, anteriormente publicada na Revista Acontece-Editada para Site: Jornalista Leci da Silva.