Grupo Oncoclínicas reforça medidas de segurança e prevenção contra o Coronavírus.

Ações são aplicadas em todas unidades no RS e informadas às operadoras de saúde.

A fim de reforçar os cuidados com a segurança e bem-estar de pacientes em meio à pandemia de Coronavírus, o Grupo Oncoclínicas vem implementando importantes adequações no fluxo do atendimento de suas unidades, como em Porto Alegre e Canoas. Entre as providências adotadas está a triagem de pacientes por telefone, realizada no dia anterior à consulta e ao tratamento, identificando possíveis casos sintomáticos e, assim, avaliando a melhor conduta médica: manter ou postergar o agendamento. Além disso, o grupo realiza regularmente a medição de temperatura de todos aqueles que ingressam nas unidades, bem como a periódica testagem de médicos e demais colaboradores.


O conjunto de medidas, ainda, inclui a instalação de proteção acrílica nas recepções e o isolamento de poltronas/cadeiras nestes locais e em consultórios e boxes de tratamento para manter o distanciamento mínimo exigido pelas autoridades de Saúde. Há também parceria com laboratórios para coleta de exames laboratoriais pré-quimioterapia em domicílio e uso da telemedicina para consultas de continuidade. Todas estas ações também foram comunicadas às operadoras de saúde parceiras do grupo no Estado.
 
Segundo Dr. Pedro Liedke, oncologista e coordenador do Comitê de Crise local, todas as unidades do Grupo Oncoclínicas estão adotando maior frequência da higienização das recepções, consultórios, banheiros e áreas de maior contato entre profissionais e pessoas.  Outra medida implementada foi a redução da presença de acompanhantes em cada unidade e a restrição de representantes de indústrias e demais fornecedores, bem como o acesso independente aos diferentes locais de serviço e atendimento.


O Grupo também promove a gestão do consumo de estoque diário dos principais itens de EPI, como máscaras cirúrgicas, avental impermeável, capote e luvas, realizada com a central nacional para minimizar a possibilidade de desabastecimento. A empresa também está realizando periodicamente lives pela internet, com acesso gratuito para profissionais de saúde, pacientes e público geral, prestando orientações e esclarecendo dúvidas a respeito do novo vírus na rotina de quem enfrenta o câncer.
 

OC Telemedicina

Uma das ferramentas que, também, têm contribuído para ampliar a segurança de pacientes e profissionais de saúde é a telemedicina, regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) em março e pelo Governo Federal em abril. As resoluções autorizaram o uso de tecnologia para consultas online durante o período em que durar a pandemia. Desde então, o Grupo Oncoclínicas, passou a contar com uma plataforma exclusiva para a prática.
 
O sistema próprio, chamado de OC Telemedicina.

 (www.octelemedicina.com.br), já vem sendo utilizado pelos 850 médicos do corpo clínico em todo o Brasil. Ela tem sido adotada em momentos mais específicos, como uma triagem antes mesmo da primeira consulta presencial, ou continuidade do acompanhamento de casos que não exijam inicialmente atendimento presencial. Os pacientes podem assim receber orientações médicas e serem avaliados com segurança por meio de uma plataforma tecnológica para que se sintam, acima de tudo, assistidos.