Gestão em Turismo.

Não só de praia vive o turista no país; muitos estão atrás de destinos alternativos e, assim, cada vez mais regiões, estados e cidades brasileiras tornam-se novos pontos turísticos. Existem vários cursos, de graduação regulares ou tecnológicos, dedicados à área; um deles é a Gestão de Turismo. Com formação tecnológica, o profissional de Gestão de Turismo é responsável por algumas das tarefas mais importantes dos negócios turísticos, como planejar, organizar e administrar estabelecimentos e serviços ligados ao turismo.

Atividades – Mas esse profissional tem muitas outras competências, como: Direção e gerenciamento geral e de marketing de empresas e estabelecimentos turísticos; do potencial turístico de um empreendimento, cidade ou região; Definição e liderança de equipes de trabalho; Planejamento de atividades turísticas em cidades e estados; Consultoria para viagens e planejamento logístico; Estudos urbanísticos de cidades, definição de novas áreas de lazer e organização de calendários turísticos; Atuação junto a Patrimônios Históricos; Providencia os recursos necessários para o melhor aproveitamento de um ponto turístico, como infra-estrutura, alimentação, lazer e transporte; Trabalha na organização de eventos e atividades de lazer; Criação de pacotes turísticos, com reservas em hotéis, restaurantes e serviços de transporte.

Mercado de Trabalho – Esse tecnólogo atua, então, na promoção, criação e desenvolvimento da área turística. Ele pode trabalhar em departamentos de administração, recepção, marketing, planejamento, vendas, finanças e compras de empresas turísticas (públicas ou privadas). O mercado de trabalho inclui hotéis, pousadas, resorts a agências e casas de turismo e, até mesmo, parques temáticos e na gestão de eventos.

O Curso – O curso pode ser encontrado com o nome de Turismo Receptivo, Agenciamento de Viagens, Turismo e Hotelaria, Gestão de Empreendimentos Turísticos e Turismo. Durante os 2 ou 3 anos de graduação, o estudante cursará disciplinas como administração, marketing, fundamentos da hotelaria e do turismo, história da cultura brasileira, geografia geral turística e operação de empreendimentos turísticos.

Na região Sul as instituições que oferecem o curso superior de Tecnologia e Gestão de Turismo são: Ulbra (Canoas), Fisul (Garibaldi) e Santa Catarina: Unifebe (Brusque). Matéria autoral atualizada, anteriormente publicada na Revista Acontece-Editada para Site: Jornalista Leci da Silva.