Fibromialgia, o que é, causa e tratamento.

Fibromialgia, o que é, causa e tratamento.

Fibromialgia é uma desordem que causa dor muscular e fadiga. Pessoas com fibromialgia têm “pontos sensíveis” no corpo, que são lugares específicos no pescoço, ombros, costas, braços, quadril e pernas. Esses pontos doem quando pressionados.

Fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica não inflamatória, caracterizada pela presença de dor musculoesquelética (músculos, tendões e ligamentos), ou seja, dor pelo corpo todo e com múltiplos pontos dolorosos à palpação.

Envolve inúmeras manifestações clínicas como indisposição, fadiga, dor, distúrbios do sono, depressão e ansiedade. Pessoas com quadro de fibromialgia provavelmente terão sua vida social abalada, o trabalho prejudicado e qualidade de vida deficiente.

Sintomas da doença incluem alterações de humor e diminuição da atividade física, o que acaba agravando o quadro de dor. A população mais atingida são mulheres de 30 a 50 anos, embora crianças e adultos também possam apresentar fibromialgia.

Pessoas com fibromialgia, também, têm outros sintomas como: problema para dormir; falta de flexibilidade pela manhã; dor de cabeça; ciclos menstruais doloridos; formigamento ou falta de sensibilidade nas mãos e pés e problemas de raciocínio e memória.

De uma forma geral a abordagem da fibromialgia repousa em quatro pilares, a saber:

  1. a) exercícios para alongamento e fortalecimento muscular, assim como para condicionamento cardiorrespiratório; b) técnicas de relaxamento para prevenir espasmos musculares; c) hábitos saudáveis para melhorar a qualidade de vida e reduzir o estresse; d) medicações para o controle da dor e dos distúrbios do sono.

Os exercícios físicos regulares melhoram o tônus muscular, melhoram a sensação de dor e os distúrbios do sono. Isso porque uma série de substâncias é liberada durante exercícios de baixo impacto de alongamento e fortalecimento muscular, em especial as endorfinas (analgésicas) e somatostatina (promove o trofismo muscular).

Para o relaxamento, é necessário que se balanceie os períodos de trabalho e lazer, vigília e sono. O relaxamento, não apenas físico, mas, também, mental é importante na abordagem da fibromialgia. Busca-se quebrar um círculo vicioso, constituído por dor, estresse, depressão e distúrbios do sono.

Os pacientes com fibromialgia devem ter conhecimento pleno de sua condição clínica, que se caracteriza por recidivas intermitentes dos sintomas de dor e fadiga. Dessa forma, os sintomas podem ser tratados assim que se manifestam, com medidas não medicamentosas e, se necessário, com o uso de medicamentos. No sentido de prevenir as manifestações de dor e de depressão, os pacientes com fibromialgia devem buscar hábitos saudáveis e regulares em termos de alimentação, lazer e sono.

Os medicamentos, quando necessários, devem ser prescritos pelo médico. Isso porque, em cada recidiva, a fibromialgia pode se manifestar de forma diferente, necessitando de diferente abordagem medicamentosa. Para mais informações acesse: Fonte: www.fibromialgia.com. br.