EvenTech chega ao mercado de eventos e traz excelentes perspectivas para o setor

Primeiro hub de inovação e tecnologia do Brasil teve, em seu lançamento, a presença de nomes importantes da área de criação, além da palestra de Luis Justo, CEO do Rock In Rio 

Muita expectativa e animação. Essa foi a “vibe” durante o lançamento da EvenTech – primeiro hub de inovação e tecnologia do Brasil – no Café Coworking do Tecnopuc, em Porto Alegre, na última terça-feira (11/10). O evento teve a participação de convidados ilustres da área de criação e inovação, entre os quais o CEO do Rock In Rio, Luis Justo. Na fala de abertura, Liliane Basso, CEO da EvenTech, salientou a importância em conhecer, em detalhes, o perfil do público. “O setor de eventos cresce 10% ao ano e precisamos entender o comportamento do usuário, ter as métricas de retorno dos eventos, interagir com os participantes”, reforçou. Liliane também destacou o papel da EvenTech como hub em “conectar novos negócios, trazer soluções inovadoras e formar parcerias”.

Na sequência foi a vez de Justo ser recebido com entusiasmo pelos convidados. “Existe um mercado gigante, um setor que busca empresas de tecnologias com soluções específicas”, ressaltou o CEO do Rock In Rio. O executivo explorou temas como inovação, gestão e estratégia para o setor de eventos, claro, tendo como exemplo o Rock In Rio, que completou 37 anos em 2022. “O Rock In Rio tem, na sua essência, a inovação. Sempre partimos de criações para soluções de inovação”, enfatizou Justo.

Segundo ele, a inovação deve ser pensada por duas vertentes: a necessidade e a proposta de valor. “As pessoas buscam uma experiência incrível, que fique na memória, pois é isso que temos que entregar. O público também é um dos protagonistas do Rock In Rio”, ressaltou. Justo também lembrou uma situação em que, parte do público que esteve na primeira edição do evento, em 1985, dizia que o Rock In Rio tinha que ter lama, barro, que essa era a sua essência. Então surgiu a ideia de buscar, no próprio local onde aconteceu o festival na época, a lama, colocar em uma caixinha e vender aos nostálgicos. “Vendemos por 185 reais e foi um tremendo sucesso. Trouxemos para estas pessoas uma conexão incrível com a experiência que elas tiveram”, lembrou.

Justo ainda destacou que a crise econômica, exemplificando a pandemia da Covid-19, “é um momento de imprevisibilidade, porém, gera um potencial enorme de possibilidades. Crise é igual a risco mais oportunidades”, resumiu. Ele finalizou a palestra ressaltando a importância da parceria das empresas em relação à cultura da inovação. “Não existe forma de criar cultura, senão pelo exemplo”.

O encerramento foi feito com apresentação de duas startups: Vent’ e Trashin. Gabriel Borela, Head de Gestão da Vent’, apresentou o case da Faculdade iPGS (Ensino Superior em Saúde). “O cliente nos procurou dizendo que queria abrir o celular e ver toda a empresa em uma tela”, disse. O executivo criou, então, uma área de dados e hoje a empresa possui um sistema de Business Intelligence implementado, onde são feitas as extrações, organização e análise dos dados. “Desde o início da parceria, o cliente já aumentou em torno de 60% o seu faturamento, em 25% de share de mercado e crescimento de mais de 60% no número de alunos ativos”, comemora Borela.

Já a Trashin, empresa que trabalha com a gestão inteligente de resíduos, segundo Rafael Dutra, um dos sócios fundadores, estimula a mudança de comportamento através de materiais educativos sobre o correto descarte de resíduos. “Transformamos lixo em recurso. Promovemos a economia circular através de ações reais de sustentabilidade criativa, conforme as necessidades e realidades dos clientes”, afirmou. Em 2021 a Trashin teve como resultado 72,7% de aproveitamento dos resíduos coletados e 592 mil reais de renda gerada.

Sobre a EvenTech

A ideia do hub nasceu a partir da análise do impacto da tecnologia na recuperação e ressignificação de eventos durante a pandemia. O uso de recursos tecnológicos ampliou imensamente as possibilidades de inovação e a entrega de novas experiências nos mais diversos perfis de eventos. No entanto, não chegou perto da experiência que a tecnologia pode proporcionar ao segmento — por isso a relevância de um hub que desenvolva logísticas facilitadoras que promovam soluções efetivas.

“Eventech” é uma expressão proprietária criada para designar as startups com soluções para a área de eventos, abrindo inúmeras oportunidades de investimento e negócios — uma vez que traz soluções das mais diversas áreas. A proposta é ampliar toda a operação, criando arenas experimentais para testar soluções e fazer com que a experiência seja replicada em âmbito nacional. Um ambiente inventivo e aberto a testes permite o surgimento de tecnologias disruptivas e quebras de barreiras.

Entre as estratégias para impactar o setor estão: o EvenMatch, que busca conectar o ecossistema e impulsionar a troca de conhecimento, a fusão entre áreas e a possibilidade de negócios; o EvenTalk, com momentos de fala e exposição a fim de compartilhar informações; o EvenJourney, o desenho de uma jornada completa e contínua que visa estruturar experiências transformadoras ao conectar ideias e pessoas de diferentes áreas; e o EvenUp, focado no desenvolvimento e escala de novos negócios, entendendo o investimento como ponto crucial na virada de momento das startups.

Quem está à frente do hub?

A Eventech traz a experiência dos empresários Márcio Spagnolo, CEO da PSA — empresa líder no mercado em eventos corporativos; Liliane Basso, CEO da Eventech e mestre em design e tecnologia com ênfase em desenvolver laboratórios e consultorias de inovação para multinacionais; e Camila Surian, com quase 10 anos de experiência em growth marketing — tendo passado por grandes startups do mercado, como 4all e Triider.