Estudantes gaúchos destacam-se em competição de robótica nos Estados Unidos.

Uma vivência extraordinária na quadra e, também, fora dela. A equipe do Colégio Província de São Pedro encerrou sua primeira participação deste ano no FIRST Robotics Competition com a conquista do 5º lugar na competição, tendo sido o único representante de fora dos Estados Unidos a disputar a regional, na cidade de Sacramento, na Califórnia. Os jogos ocorreram entre os dias 22 e 24 de março. “A equipe #383 saiu-se muito bem. “Tivemos oportunidade de mostrar nosso trabalho e o que era possível operacionalizar através do nosso robô. Nosso time sobressaiu-se, superando todas as expectativas. Além do desempenho excelente no jogo, chamamos bastante atenção por sermos o único time internacional daquela regional”, relatou o professor de Robótica do Província, Matheus Lima Ferreira.

O jogo é formado por duas alianças de três times cada. Os cubos devem ser colocados pelo robô em uma balança e o time ganha pontos quando o seu lado pesa mais do que o do adversário. Cada partida tem três minutos de duração, dos quais os quinze segundos iniciais servem para o modo autônomo do robô. Nos trinta segundos finais de partida, os robôs de cada aliança podem escalar e fazer mais pontos para sua aliança.

A próxima etapa que a escola gaúcha vai participar no FIRST Robotics Competition ocorre entre os dias 29 e 31 de março, em San José. “A primeira competição foi uma excelente experiência de aprendizado para nossos alunos, pois percebemos detalhes que podemos alterar na nossa estratégia para o segundo torneio. O nosso desempenho deve ser ainda melhor na próxima regional. Estamos aproveitando estes dias aqui no Vale do Silício para conhecer o local, que reúne diversas empresas de alta tecnologia”, afirma.

Dezessete alunos e quatro professores do Colégio Província de São Pedro participam da competição neste ano. O time é formado por alunos do 9° ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio e por ex-estudantes da instituição. Esta é a 19ª participação da escola no FIRST, que já se sagrou campeã em quatro oportunidades: 2001, 2002, 2010 e 2013. Colaboração: Mariana da Rosa.