Cidade do esporte: em três anos, atletas canoenses viram a realidade da prática esportiva no município ser transformada.

Nem mesmo a pandemia do novo coronavírus interrompeu os projetos esportivos e de promoção à saúde.

Os avanços de Canoas na área do esporte vieram em etapas ao longo dos últimos três anos. Desde então, no entanto, as conquistas se tornaram sucessivas, dando esperança àqueles que sonham com um futuro como atletas. E nem mesmo o revés causado pandemia do novo coronavírus foi capaz de alterar o compromisso da Prefeitura de Canoas com a área. 

A primeira iniciativa transformadora foi a criação do programa Talentos do Esporte, regulamentado em janeiro de 2019. O projeto forma atletas de alto rendimento no município, oferecendo locais para treino, acompanhamento de equipes técnicas e multidisciplinares, uniformes e auxílio-transporte para os esportistas. São contemplados crianças, adolescentes e adultos, que integram equipes de handebol, voleibol, basquete, ginástica rítmica, ginástica artística, boxe, judô e atletismo. 

Apenas no ano da regulamentação, foram diversas competições disputadas em Canoas e em outras localidades. E as equipes do programa não decepcionaram. Garantiram quatro medalhas de ouro, com o time de handebol feminino sendo um dos destaques. 

A segunda grande conquista da cidade ocorreu em julho de 2019, com a inauguração do Estação Cidadania. O complexo esportivo conta com um moderno ginásio para prática de ginástica rítmica e artística, arquibancada para 177 pessoas, espaço para prática de judô, academia e, na parte externa, uma pista de atletismo. A secretária municipal de Esporte e Lazer, Bárbara Marconato, definiu o complexo esportivo como um espaço em que “a intenção é promover, por meio do esporte, a inclusão social e a integração da comunidade”. 

Atenção aos públicos de todas as idades 

A prática de esportes se tornou uma opção também para quem está na melhor idade ou não é adepto de uma rotina mais pesada de exercícios físicos. Um vasto rol de atividades voltadas ao lazer também movimentou a comunidade. Os programas da Prefeitura ofereceram, entre outras, alternativas de alongamento, yogaterapia e ritmos. 

Adaptações durante a pandemia. Em alinhamento com todas as ações para impedir a proliferação do novo coronavírus em Canoas, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL) suspendeu, em março deste ano, as aulas presenciais de seus programas. No entanto, em consonância com outras áreas, a tecnologia emergiu como uma alternativa salvadora. Assim, cerca de trinta servidores e profissionais contratados, distribuídos por modalidade, utilizam seus celulares, tripés e iluminação para enviar videoaulas aos grupos de alunos através das redes sociais. A iniciativa batizada de “Fique em casa com a SMEL” respeita as medidas de prevenção à covid-19 e mantém os atletas engajados em uma rotina de exercícios.