46º Festival de Cinema de Gramado é aberto oficialmente.

46º Festival de Cinema de Gramado é aberto oficialmente.

Reunindo os novos talentos que reinventam a cultura da cidade de Gramado, a sessão do programa Educavídeo fez a comunidade local brilhar na noite que antecede a abertura oficial do 46º Festival de Cinema de Gramado. Na já consolidada avant première que exibe os filmes produzidos pela escola de cinema do município, os gramadenses saudaram os jovens dos colégios públicos da cidade que, através do cinema, encontram uma importante ferramenta para expressar os sentimentos, as alegrias e os dilemas de suas próprias gerações. “Além disso, o Educavídeo, também, é um incentivo à autonomia e à responsabilidade, já que os alunos são responsáveis por todas as etapas dos filmes”, avaliaram as professoras Amanda Menger e Taíse Martins, presentes na cerimônia.

Foi realizando oficinas para qualificar o corpo docente, o Educavídeo segue avançando e se lançando em novos desafios, como o primeiro média-metragem realizado pelo programa: “Corrida pela vida: uma jornada de gratidão”, um documentário que resgata a memória dos 20 anos da Corrida pela Vida em Gramado. Mais cinco produções assinadas pela garotada foram projetadas no Palácio dos Festivais: “O Bosque”, de Giulia Zamberlan e Roger Beloto; “O Veneno”, de Stephany Lopes dos Santos e KauêEstevan Godoy de Siqueira; “Valentim”, de Bianca Fioreze e Joana HaackPeteffi; “Adágio: Um Salto Antes da Hora”, de Bruno HaackPeteffi e Victoria Lauterbach Amorim; e “Uma Vovó Fora do Normal”, de Ticiane da Silva.

As autoridades presentes na sessão reforçaram o seu compromisso e a sua admiração pelo Educavídeo. Com emoção, o prefeito de Gramado, João Alfredo de Castilhos Bertolucci – Fedoca, deu um recado para os jovens presentes no Palácio dos Festivais: “Tomem para vocês o Educavídeo e, sobretudo, esse país que tanto necessita da juventude. Projetos como esse hão de fazer do Brasil o nosso país tão sonhado”.

Secretária de educação do município, Gilça dos Santos Silva parabenizou o Festival de Cinema de Gramado por seguir incentivando o protagonismo dos novos cineastas, mostrando que “o evento tem uma perspectiva de futuro baseada em sua própria comunidade”. Já Edson Néspolo, presidente da Gramadotur, autarquia realizadora do evento, lembrou que o EDUCAVÍDEO é a “essência de Gramado no Festival de Cinema”, felicitando os jovens realizadores de Gramado pelo empenho diário com a iniciativa.

Noite de estreias nacionais e da primeira exibição na mostra competitiva de longas.

O 46º Festival de Cinema de Gramado abriu oficialmente sua programação, na noite de sexta-feira, 17/8/2018, com a exibição de dois longas-metragens brasileiros inéditos no circuito nacional. Fora de competição “O Grande Circo Místico”, de Cacá Diegues, chega diretamente do Festival de Cannes, onde foi apresentado ao púbico internacional.

Inspirado no poema de Jorge de Lima, e com trilha sonora repleta de clássicos de Chico Buarque e Edu Lobo, o filme conta a história de cinco gerações de uma mesma família circense, do apogeu à decadência, passando por grandes amores e aventuras. Parte do elenco estrelado – composto por nomes como Jesuíta Barbosa, Bruna Linzmeyer, Antônio Fagundes, Juliano Cazarré, Marcos Frota, Mariana Ximenes e Vincent Cassel – vai marcar presença no tapete vermelho do Palácio dos Festivais.

Quem, também, está em Gramado, na noite para apresentar o mais recente filme é a atriz Marieta Severo, que está em “A voz do silêncio”, de André Ristum – que será o primeiro filme em competição a ser projetado este ano, na sequência de “O Grande Circo Místico”. Ristum retorna à Gramado depois de três anos, quando concorreu com “O outro lado do paraíso” (2015), seu longa-metragem anterior, que foi eleito pelo público o melhor filme daquele ano na votação do júri popular.

A sessão, que começou pontualmente às 18h, teve audiodescrição para ambas obras, na primeira da série de iniciativas de acessibilidade que o Festival de Cinema de Gramado planejou em sua edição de número 46.

Hoje (sábado) pela manhã teve reprise do longa de Ristum, com entrada franca, no Teatro Elisabeth Rosenfeld. Já a sala de debates do Hotel Serra Azul recebeu diretores e elenco de ambas produções para o debate, a partir das 10h30min.

Competição de curtas gaúchos começa no sábado.

Hoje dia 18/08, a partir das 13h30min, o Palácio dos Festivais recebe a primeira maratona de curtas-metragens realizados no Rio Grande do Sul, na sessão inaugural da Mostra Gaúcha. Serão 11 filmes (a lista completa está no final do boletim), que serão debatidos na sequência da sessão, na sala de debates do Hotel Serra Azul. O plano se repete no domingo, com a sessão nº 2 da Mostra Gaúcha, onde serão projetados outros nove títulos. As atividades tem entrada franca.

Os melhores na categoria serão revelados já no domingo, às 20h30min, no Palácio dos Festivais, durante a entrega do Prêmio Assembleia Legislativa do rio Grande do Sul.