“Na América do Sul, no Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, existe uma localidade denominada Veranópolis, no meio de montanhas, onde vive apreciável número de velhinhos, em sua quase totalidade descendente de colonos italianos”. Textos extraídos do livro “Receitas da Longevidade”, do Grupo de Convivência da Longevidade, publicado em 2005.
Veranópolis está classificado pela Organização Mundial de Saúde como o de maior índice de longevidade do mundo.
A cidade de Veranópolis, município está localizado a 170 quilômetros de Porto Alegre, é Berço Nacional da Maçã e Terra da Longevidade. De clima subtropical, a 705 metros de altitude, Veranópolis é um paraíso incrustado na Serra Gaúcha. A cultura da maçã foi introduzida na localidade de Lajeadinho pelo agricultor José Bin, por volta do ano de 1935. Após comprar uma única maçã, importada da Califórnia, em um dos antigos mercados da cidade, José Bin plantou as sementes da fruta e conseguiu que sobrevivesse um pezinho, o qual foi posteriormente enxertado, conseguindo uma qualidade especial. (fonte: Livro Raízes de Veranópolis, pg. 227).
Com uma população de 26.121 habitantes (Estimativa IBGE 2009 – e uma área de 289,4 km², é uma das melhores cidades para se viver, sendo o município com o 9º melhor Índice de Desenvolvimento Sócio-Econômico no Estado.
Na entrada da cidade um monumento foi construído para homenagear os 125 anos da imigração italiana no Rio Grande do Sul. Tornou-se um símbolo da Terra da Longevidade. O monumento tem no alto de um de seus braços a representação das três gerações da família de imigrantes italianos, e no outro a maçã, mostrando o pioneirismo do plantio da fruta na cidade.
Em fevereiro ocorre a Festa de Nossa Senhora de Lourdes, oportunidade em que católicos vão à igreja e às ruas comemorar o aniversário da padroeira local. O templo é um lugar de rara beleza. Foi erguido no ano de 1906, pela fé dos imigrantes italianos, em reconhecimento a uma graça alcançada.
A cidade vem se desenvolvendo rapidamente nas últimas décadas. Usina e Metalúrgicas empregam milhares de funcionários a cada ano, o que vem provocando o aumento populacional da cidade em ritmo acelerado.
A Ponte do Rio das Antas, com 278 metros e arcos paralelos, foi construída entre 1950 e 1952. Em 2008, a Prefeitura, com apoio do Governo Federal, investiu aproximadamente R$ 200 mil na instalação de 77 refletores e oito pontos de luz, que realçam os contornos da estrutura.
A Torre Mirante da Serra, inspirada na Torre CN – Canadian Tower de Toronto (Canadá), é a única do país com restaurante giratório. A volta completa é realizada em duas horas. Do alto dos seus 79,5 metros, é possível visualizar-se cidades vizinhas como Caxias do Sul e Bento Gonçalves, além das belezas da própria Terra da Longevidade.
Distante quatro quilômetros da cidade, o parque proporciona ao visitantes momentos de rara beleza, com mirantes para o vale e cachoeira, de 112 metros de altura.
Em formato de V, o vale, bastante acidentado, com altitude variando entre 100 e 700 metros, situa-se no entorno do rio das Antas. Observa-se a presença de meandros e cobertura vegetal formada por mata nativa primária e eucaliptos. Está localizado na divisa dos municípios de Veranópolis e Bento Gonçalves, passando pelas linhas Parreira Horta, Tiradentes, 24 de Maio e 14 de Julho, a 17km da sede do município de Veranópolis, com acesso pela RST 470.