Mais de 2,3 milhões de pessoas foram beneficiadas pela instituição em cinco décadas de atuação.
Mariane Machado, de 18 anos, a mãe Marina e os irmãos Eder e Marcely encontraram nos serviços e programas do Centro de Integração Empresa Escola do Rio Grande do Sul (CIEE-RS) oportunidades para mudar sua história. Participar das oficinas de capacitação, de aprendizado de leitura e do programa Aprendiz Legal, além receber amparo socioassistencial contribuiu para dar uma novo rumo à família que mora no extremo sul de Porto Alegre. Transformar realidades e colaborar para a realização de sonhos é o papel do CIEE-RS desde que foi fundado em Porto Alegre em 28 de abril de 1969 por um grupo de representantes de instituições de ensino, profissionais liberais, empresários, entidades de classe e especialistas em treinamento e desenvolvimento.
No início, o foco era apenas o estágio e a importância da sua disseminação para melhor preparar os jovens para os desafios do mundo do trabalho. Mas, a instituição cresceu e, a partir dos anos 1990, ampliou o seu escopo de atuação ao perceber que, além da inserção, era preciso contribuir com outras ações para desenvolvimento e autonomia dos usuários, formando um círculo de valorização e protagonismo. Atualmente, o CIEE-RS conta com 10 Unidades Operacionais e Postos de Atendimento localizados nas principais regiões do Estado. A Unidade mais antiga é a de Pelotas, aberta em 1973.
Com sua ação, o CIEE-RS já beneficiou mais de 2,3 milhões de pessoas em cinco décadas e mantém diversos programas, serviços e ações complementares. Além do estágio, desde 2008 disponibiliza mais um importante programa de integração ao mundo do trabalho, o Aprendiz Legal. Implantado no Estado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o programa é amparado na Lei da Aprendizagem e tem o objetivo de proporcionar vivências práticas e teóricas que auxiliam no desenvolvimento dos jovens aprendizes. As empresas, por sua vez, associam a responsabilidade legal da contratação de aprendizes com a responsabilidade social.
O superintendente executivo do CIEE-RS, Luiz Carlos Eymael, afirma que a instituição celebra os 50 anos com a comunidade e renova o compromisso de continuar colaborando para a ampliação de competências de jovens e, também, adultos em busca de novas oportunidades.
Para celebrar os 50 anos de atividades, o CIEE-RS realiza amanhã (30), às 20h, um evento para convidados no Teatro CIEE com apresentação da Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul.
O CIEE-RS está presente em todo o Estado através das Unidades Operacionais que abrangem diversas regiões levando os serviços e programas da instituição. Foto: Agência Preview
PRINCIPAIS PROGRAMAS E SERVIÇOS DO CIEE-RS
Programa de Estágio:
– Aproximadamente 1,8 milhão de adolescentes e jovens colocados
Aprendiz Legal:
– Mais de 44 mil jovens beneficiados.
Cidadania e Talento.com:
– Mais de 2.800 adolescentes e jovens beneficiados.
Grupo de Convivência para Idosos:
– Mais de 5.700 mil beneficiados.
Alfabetização:
– Mais de 3.700 usuários beneficiados.
Desenvolvimento Socioeducativo:
– Mais de 228 mil pessoas beneficiadas.
Núcleo de Atendimento Socioassistencial:
– Mais de 22 mil atendimentos.
Programa de Assessoramento:
– Mais de 3.900 usuários beneficiados
Apoio à Saúde/ Rede de Benefícios/CIEE Card:
– Mais de 269 mil beneficiados.
Teatro CIEE e Centro de Eventos:
– Mais de 4 mil eventos realizados.
– Público superior a 497 mil pessoas.