Instituto Chico Mendes premia a SOMAR pela 5ª vez pelos investimentos em sustentabilidade.
Mineradora contabiliza uma produção anual de 1,9 milhão de toneladas de areia e investimentos da ordem de R$ 1,2 milhão.
Um Fórum Empresarial com seis especialistas renomados sobre “Empreendedorismo Sustentável – Inovação, Tecnologia e Liderança” antecedeu a entrega do Selo Verde de Responsabilidade Ambiental Chico Mendes em março, na Federação das Indústrias do Paraná. A SOMAR – Sociedade Mineradora, uma das maiores mineradoras de areia do Brasil, com uma produção anual de 1,9 milhão de toneladas e investimentos da ordem de R$ 1,2 milhão, recebeu no evento o seu quinto troféu consecutivo em reconhecimento a tecnologias inovadoras utilizadas em mais de 30 anos de operações no Rio Grande do Sul.
A premiação foi criada para incentivar e disseminar a aplicação de novos conceitos de desenvolvimento sustentável e é dividida em várias categorias, abrangendo a gestão responsável pública e privada, empreendimentos sustentáveis, produtos ecologicamente corretos e ações de destaque na área socioambiental.
No histórico de iniciativas da SOMAR, a empresa foi uma das primeiras mineradoras de areia do Brasil a receber a certificação ISO 14001, de sustentabilidade e a implantar GPS em todas as dragas que operam em sua jazida, possibilitando que as operações sejam monitoradas 24 horas por órgãos governamentais. Também foi pioneira ao disponibilizar em seu site mais de 100 estudos técnicos sobre as áreas de influência direta e indireta de suas operações realizadas no Estado gaúcho e foi uma das poucas do setor a receber a ISO 9001, com foco na qualidade e transparência do sistema de gestão.
Quase 500 empresas participaram desta 11ª edição e se inscreveram no PROCERT. Deste total, apenas 30 obtiveram a pontuação necessária para receber o aval da certificação que promove a distinção e a valorização das marcas junto aos seus mercados consumidores. As empresas inscritas são analisadas por técnicos do Instituto Chico Mendes dentro de critérios que levam em consideração o potencial de poluição e grau de utilização de recursos naturais baseado na lei 10165/2000, observando-se a gestão de negócios e a gestão socioambiental.
“Pela seriedade e relevância, o prêmio é uma homenagem muito importante para nós da SOMAR que estamos constantemente investindo na gestão sustentável.”, diz Veronica Della Mea, diretora Executiva.
Conheça os palestrantes:
1-Gustavo Fructuozo
Mestre em Sustentabilidade e Governança Corporativa pelo Isae/FGV e especialista em Administração e Negócios Internacionais pela Uninter.
2-Irene Hoffelder Vioti
Mestranda em Administração Estratégica de Negócios pela FCE/UNAM – Universidade Nacional de Missiones na Argentina, Especialista em Marketing e Marketing Internacional e MBA em Gestão Empresarial Team Leadership. 18 anos em consultoria e capacitações nas áreas de Sustentabilidade, Inovação e Planejamento Estratégico.
3-José Railton Souza de Lima
Presidente do Núcleo Ambiental Railton Faz, Railton é inventor e engenheiro mecânico, com 25 patentes registradas e tecnologias espalhadas ao redor do mundo. Em 2015 foi agraciado com a outorga Ordem do Mérito das Forças de Paz do Brasil, mais alta distinção da Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz da ONU.
4-Luciano Gasparini
Graduado em Biologia, com especialização em Fisiologia Vegetal, há 20 anos se dedica ao segmento agrícola nas áreas de pesquisa e desenvolvimento de produtos em países da América latina, Europa e Ásia. Atualmente atua como CEO da empresa Aqua do Brasil oferecendo produtos e soluções agrícolas de baixo impacto ambiental para a agricultura mundial.
5-Filipe Miguel Cassapo
Gerente de Inovação e Diretor do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica do Sistema Federação das Indústria do Estado do Paraná. É Presidente do Comitê de Inovação, Tecnologia e Startups da Câmara de Comercio Estados-Unidos-Brasil, AMCHAM, em Curitiba, e foi Diretor eleito na ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras de 2012 a 2018.
6-Jônathas Malaguth Costa
Engenheiro Sanitarista e Ambiental, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho e graduando em Engenharia Civil. Como Analista Ambiental da Fundação Israel Pinheiro, trabalhou no desenvolvimento de atividades do Programa Minas sem lixões através do termo de parceria com a Fundação Estadual de Meio Ambiente-Feam, no período de 2009 à 2014. Na Faculdade Presidente Antônio Carlos – UNIPAC, atuou como professor dos cursos de Engenharia Ambiental e Engenharia Civil.