Mudança de comportamento vem sendo saudada por profissionais de RH que enxergam uma diminuição do preconceito nas seleções para escolha de trabalhadores.
Ainda que o cenário não seja o ideal, a observação é de que vem diminuindo o preconceito na hora da contratação de colaboradores com os grupos chamados de minorias étnicas, raciais e de gênero. A observação é de uma das mais importantes empresas do segmento, a RH Mattos, que realiza em âmbito nacional a seleção e encaminhamento de funcionários nos mais variados segmentos do comércio, indústria e serviços. Para a diretora da RH Mattos, Carmen Jardim, há uma tendência de aumento nas contratações desse perfil. “Felizmente os clientes estão se voltando a uma política mais atual para a diversidade. Há empresas que estabelecem de forma bem específica e explicita a intenção de um determinado perfil e outras que, no processo de seleção, estimulam a plena igualdade de tratamento”, explica.
Segundo a profissional, um dos desafios a serem superados, ainda, está na igualdade de gênero. Há casos frequentes de cargos que priorizam o sexo masculino pela avaliação de risco que mulheres estão sujeitas em determinados ambientes e horários noturnos.