Diretoria eleita da Sociedade de Pediatria para o próximo biênio foca na qualificação profissional e fortalecimento da classe profissional.
O calendário de 2020 reserva alguns momentos especiais para os pediatras gaúchos. O consagrado Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria ocorre entre os dias 27 e 30 de maio no Centro de Eventos da PUCRS – Prédio 41. Manter a qualidade dos debates dos últimos anos será o grande desafio da diretoria recentemente eleita por aclamação e que tem o médico Sérgio Amantea como presidente. “A evolução da medicina e dos hábitos da população é constante, e por isso, é fundamental trabalharmos sempre com foco na qualificação do médico pediatra. As últimas gestões fizeram um trabalho de excelência nesse sentido e nosso desafio será trabalharmos para manter o elevado nível das aulas e dos eventos”, disse.
As inscrições para o Congresso Gaúcho de Atualização em Pediatria já estão abertas e podem ser feitas através do site gauchopediatria.com.br. A agenda também reserva entre os dias 26 e 27 de março de 2020, no Centro de Eventos da PUCRS – Prédio 41, o VII Simpósio Internacional de Neonatologia e VIII Jornada de Enfermagem Neonatal – HSL /PUCRS.
Uma das bandeiras da última gestão será mantida que é o trabalho de execução do Projeto de Lei que foi aprovado no final de 2019 na Assembleia Legislativa. O Projeto de Lei (440 2019) estabelece a obrigatoriedade da colocação de etiqueta de advertência para o uso moderado de telas eletrônicas por crianças de até dez anos de idade. A proposta, de autoria do deputado Pedro Pereira (PSDB), foi concebida a partir de conversas com a Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SPRS) preocupada com a saúde e bem-estar das crianças. Na etiqueta deverá constar a seguinte advertência: use com moderação; 0 a 2 anos de idade, não recomendado e 2 a 10 anos de idade, máximo de duas horas por dia, com supervisão.
O comércio varejista terá um prazo de seis meses para adequar-se à Lei, a partir da data em que for publicada no Diário Oficial do Estado, que ocorre após a sanção do governador do Estado, Eduardo Leite.