Iniciativas inéditas se tornaram referência para outros municípios.
Diferentes iniciativas inéditas da Prefeitura de Canoas se tornaram referência para várias cidades do Brasil, colocando o município em destaque no cenário nacional. Entre os programas, destacam-se o Saúde Tá na Área, Gerações, Central da Pessoa Idosa, Usina de Reciclagem e o Por Mim.
De acordo com o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, esses programas se destacam por serem iniciativas que visam o bem-estar da população, com pouco custo para o município e desenvolvidas de forma peculiar em Canoas. “Buscamos alternativas e soluções para algumas demandas que identificamos na sociedade. O reconhecimento das iniciativas demonstra a eficácia da atual administração no desenvolvimento de políticas públicas em prol de diferentes públicos do município”, destaca o prefeito.
Saúde Tá na Área
O Saúde Tá na Área teve 32 edições, contemplando 2,5 mil canoenses de todos os quadrantes, que tiveram acesso aos atendimentos do ônibus adaptado com serviços médicos e odontológicos. A cada parada, a população local pode contar com ações preventivas de saúde, como testes rápidos (HIV, sífilis, hepatite B e C), consulta com dentistas, aplicação de vacina e pesagem para as crianças. O Centro de Referência em Assistência Social Móvel (CRAS Móvel) também esteve presente, emitindo documentos e facilitando o ingresso dos interessados ao Cadastro Único e ao Bolsa Família.
Programa Gerações e Central da Pessoa Idosa
No início do ano, o Governo Federal divulgou os municípios brasileiros que são destaques no Mapeamento das Boas Práticas em Ações Voltadas para a Melhoria da Qualidade de Vida da População Idosa. Ao todo, foram 485 experiências inscritas e 23 selecionadas como as melhores do Brasil, entre elas, duas iniciativas de Canoas: Programa Gerações, na categoria Dimensão Oportunidades de Aprendizagem, e a Central da Pessoa Idosa, na categoria Dimensão Comunicação e Informação.
O Programa Gerações é inédito no país e busca a reinserção de idosos no mercado de trabalho, a promoção e a inclusão digital, a qualidade de vida e a geração de renda, com bolsas-auxílio aos participantes. Em 2019, o prefeito de Canoas, Luiz Carlos Busato, recebeu o Prêmio Gestor Público pelo programa Gerações.
Inaugurada em fevereiro de 2019, a Central da Pessoa Idosa atendeu mais de 5 mil idosos em apenas um ano. O objetivo do espaço é ser um canal entre os idosos e os serviços públicos do município. Além de orientação sobre os direitos dos idosos, a Central ainda realiza averiguação de denúncias, como de abuso financeiro, abandono ou maus tratos; realiza a confecção de credencial especial de estacionamento; faz proposição de eventos para envelhecimento ativo e campanhas de conscientização; e articula com outros equipamentos públicos de proteção aos idosos.
Usina de Reciclagem
A Usina de Reciclagem da Construção Civil (RCC) entrou em funcionamento em 2019 no Parque Industrial Jorge Lanner é a maior usina de reciclagem da construção civil do Brasil. No local, são produzidos derivados do processo da usina, como brita, rachão e bica corrida, que são usados como base para pavimentação e também para revitalização de passeios públicos. A estimativa da Prefeitura é de que a utilização de materiais obtidos através da reciclagem de resíduos da construção civil gere uma economia de cerca de R$ 600 mil a cada mês. Estes valores economizados podem ser destinados a outros investimentos, como, por exemplo, obras e equipamentos necessários para a saúde.
Programa Por Mim
A Prefeitura de Canoas, em parceria com o Poder Judiciário e com a iniciativa privada, desenvolveu e implementou o Programa Por Mim em 2019, cujo objetivo é promover a autonomia financeira de mulheres que sofrem violência doméstica, inserindo-as no mercado de trabalho.
A vice-prefeita de Canoas e uma das idealizadoras do Por Mim, Gisele Uequed, destaca que a construção do projeto foi realizada em conjunto com diferentes atores da sociedade para tornar a iniciativa uma política pública de longo prazo. “Oportunizar entrevistas de emprego a essas mulheres é atacar uma das principais causas da continuidade da violência doméstica e ainda possibilitar o início de um ciclo de empoderamento dessas mulheres, com a reapropriação de suas vidas. O programa também visa estimular a denúncia contra os agressores”, explica Gisele.