A semana de descontos em produtos de marcas de design autoral busca estimular o consumo consciente enquanto incentiva o desenvolvimento de pequenos empreendedores do design.
A OPEN Design Store (www.opendesignstore.com.br), versão online da OPEN Feira de Design, feira que se tornou uma plataforma completa de incentivo aos novos designers, se prepara para a sua GREEN WEEK, que ocorrerá online entre os dias 27 de novembro e 5 de dezembro. Enquanto todo o mercado está voltado para a Black Friday, o objetivo da feira, que tem foco no design independente e de autor, é ressignificar a maneira como se consome, estimulando o consumo consciente e contribuindo para mudar o destino do planeta.
Camila Farina, curadora da OPEN Feira de Design e diretora da Maria Cultura, produtora à frente dessa iniciativa, acredita que “o problema está no consumismo e não no consumo. As pessoas devem investir com mais cautela e mais cuidado, levando sempre em conta o resultado de suas compras para a sociedade e o meio ambiente. Quando compramos desenfreadamente, não estamos pensando no lixo que é produzido em todo processo de produção e descarte desse produto. Quando pensamos em quantidade e não em qualidade, os nossos objetos se tornam menos importantes e o descarte é mais constante. Estamos propondo que as pessoas se apaixonem mais pelos objetos que adquirem e que sejam mais exigentes em relação à procedência deles – procurando se informar a respeito das matérias-primas utilizadas e seu impacto na natureza e na sociedade e evitando empresas que não tenham ética na relação com seus colaboradores, por exemplo.”
A GREEN WEEK será uma semana que vai dar destaque para marcas autorais, oferecendo produtos singulares e originais com descontos especiais de 10 a 50%. A loja online conta com aproximadamente 50 marcas de diversos segmentos: mobiliário, decoração, moda, brinquedos e utilitários em geral. Dentre elas, a queridinha das mães modernas, BB Alternativo, com roupas diferenciadas para crianças, Tula Kids e seus brinquedos fantásticos em madeira, Embaleco e seus variados kits de embalagens ecológicas para alimentos, Interiore Marcenaria e seu design criativo em madeira que traz uma variedade em mobiliários e objetos como a super criativa caixinha de som Woodsom, Calleya, com suas bolsas impermeáveis em diversos formatos e as incríveis mochilas com capuz, e muita opção de vestuário e acessórios para diversos estilos, como as bolsas em couro da originalíssima e carioquíssima V&L e a joalheria contemporânea da imperdível marca goiana Atelier Alberta.
Conteúdo sobre Consumo Consciente
Como personagem da campanha para a GREEN WEEK nas suas redes, a OPEN convidou a cineasta, vegana, chef de cozinha, influencer e colunista da Vogue Brasil, Paola Troian, que está apoiando a semana com vídeos sobre os principais pilares do consumo consciente no Instagram da feira (@open_feiradedesign) e vai também participar de uma live no sábado, dia 28.
Uma feira dentro da feira com a participação especial do Movimento Somos MAG
Além das condições diferenciadas no período, a feira convidou o movimento Somos MAG – Somos Moda Autoral Gaúcha para participar da semana com uma loja temporária na OPEN Design Store. Serão em torno de 20 marcas participantes, que terão espaço para apresentar seus produtos, seus autores e processos, levantando com a OPEN a bandeira do consumo consciente. Entre as marcas presentes estarão a Preta Cor, com seus acessórios cheios de cor, RGloor, A feira também oferecerá produtos com descontos dentro da GREEN WEEK.
SOBRE A OPEN FEIRA DE DESIGN
A OPEN Feira de Design (http://openfeiradesign.com) nasceu em 2015, quando Camila Farina, professora de cursos de Design em Porto Alegre e diretora da Agência Cultural Maria Cultura, decidiu usar seu networking para reunir o melhor do design local e regional (hoje também recebendo marcas nacionais em algumas edições). Sua ideia nasceu das viagens de estudos com os alunos a Buenos Aires, onde as feiras de design acontecem em cada esquina. O conceito “design independente” foi usado, desde então, para dar conta dessa produção não industrial de peças nas seguintes áreas: moda, mobiliário, decoração, brinquedos, utilitários em geral.
A OPEN se destaca pela curadoria afinada de marcas expositoras com foco no design independente e no incentivo aos pequenos empresários criativos, que, junto da feira, trilham seus caminhos para o desenvolvimento e crescimento. Pensar na OPEN é considerar conceitos como produção local, empreendedorismo criativo, design autoral e responsabilidade social e ecológica. A feira movimenta de 30 a 140 empreendedores locais por edição e proporciona um ambiente de convívio e lazer aos seus visitantes, sempre oferecendo conteúdos relevantes em oficinas, palestras, conferências e atividades para adultos e crianças. A proposta da feira é ser uma alternativa aos shoppings e lojas tradicionais, proporcionando contato com produtos de alta qualidade, produzidos no Brasil por pequenos empreendedores, buscando estimular e incentivar o consumo consciente e com contato direto com os designers e criadores.
A OPEN traz em suas feiras um olhar sobre o design nacional através dos eventos e negócios da marca: Salone Review 2019, OPEN Tools, OPEN Select, OPEN Pop e OPEN Especial. Em função da Pandemia do COVID-19 e da consequente crise econômica que afetou diretamente o evento e seus expositores, a feira apostou em uma versão online configurada em um marketplace: a OPEN Design Store (opendesignstore.com.br). Nesse modelo, a feira já recebeu mais de cinquenta marcas.
Open Feira de Design
Open Design Store
Maria Cultura