Recuperando os modelos e desenhos tradicionais da arte Filigrana, a Krug Design está conquistando espaço no mercado internacional.
A pandemia do novo coronavírus provocou impacto considerável sobre os pequenos negócios, que precisaram enxergar novas possibilidades no mercado. Com convite para o Fashion Day Portugal desde o ano passado, a empreendedora Sandra Krug não deixou a pandemia diminuir sua expectativa para 2020. Por trás da marca Krug Design, a artista desenvolveu uma nova coleção e já está aplicando estratégias para se tornar referência no design têxtil inspirado na arte filigrana, técnica milenar de ourivesaria que consiste na combinação de finos fios de ouro ou prata.
Com família de origem alemã, o crochê passou de geração para geração na família de Sandra Krug. “Aprendi muito cedo e sempre trabalhei com crochê. As mulheres da minha família sempre tiveram a arte muito presente e acabavam registrando todas as criações que davam certo. Virou um livro e acabou na minha mão”, conta. A designer, antes de incluir a arte filigrana entre suas peças, estudou muito sobre o tema e chegou a realizar cursos fora do país sobre história da arte. “Estava na hora de colocar a minha ideia em prática. Fui me interessando cada vez mais pela técnica e comecei a desenhar, trazer a arte para os fios”, lembra.
Com a missão de inovar no design têxtil inspirado na arte filigrana, a Krug Design driblou a crise e está expandindo a atuação da marca no país. “Criamos uma coleção e agora fechamos uma parceria com a Dafiti através do Sebrae e as peças estão em processo de aprovação. Nosso planejamento é realmente apostar nessas parcerias para impulsionar a marca”, planeja a designer.
Para a analista de articulação de projetos do Sebrae RS, Daniela Machado, a Krug Design ressignificou o período de pandemia e elevou os produtos a outro patamar. “Com design, história e produtos autorais, a Sandra trouxe uma coleção incrível, que atende a um mercado internacional atento a essas características. Tudo isso pensado também para atender um senso estético que o mercado brasileiro exige. Temos vários desafios para os próximos meses, mas estamos atentos às readequações dos calendários de moda, implementando toda a estratégia desenhada para que a marca possa estar nas principais vitrines nacionais e internacionais”, projeta.