Médico geneticista brasileiro representa país em evento internacional de liderança.
A genética médica brasileira esteve representada em um evento internacional que reúne médicos com carreiras promissoras para incentivar habilidades de liderança, pelo associado da Sociedade Brasileira de Genética Médica e Genômica (SBGM), Filippo Vairo. O especialista em genética médica e pós-doutor esteve em Berlim, na Alemanha, entre os dias 12 e 16 de outubro, participando do 8° Young Physician Leaders, que ocorreu concomitantemente ao World Health Summit.
Formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e titulado como mestre e doutor pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Vairo relatou que a ocasião possibilitou a troca de experiência com colegas médicos de 21 países e de diferentes áreas de atuação. “Foi uma experiência única e gratificante. Tivemos a honra de ter uma sessão durante o World Health Summit, na qual discutimos as áreas que temos trabalhado, os problemas que temos enfrentado e o que, como jovens líderes, temos de ideia para melhorar o acesso à saúde globalmente. Tive a felicidade de representar não apenas meu país, mas também ser o porta-voz dos indivíduos que convivem com doenças raras e não-diagnosticadas em um evento de abrangência internacional”, destacou o médico geneticista.
Ao longo do evento, foi possível, ainda, aprender sobre as dificuldades inerentes a cada país e especialidade médica, além de discutir oportunidades de colaboração em nível global. “Com a globalização, as organizações cada vez mais integram pessoas de diferentes países e culturas. Líderes devem estar cientes dessa mudança e saber como abordar os novos desafios que essa diversidade cultural traz ao ambiente de trabalho. Mudanças na sociedade e nos sistemas de saúde requerem atualização na forma como os líderes manejam suas organizações”, complementou o associado da SBGM.
O 8° Young Physician Leaders, também, oportunizou a discussão sobre inovação em saúde com experts da indústria e em ambiente de startups.