O desenhista Mauricio de Sousa, será homenageado com o Prêmio Personalidade da Comunicação, concedido pelos profissionais de Comunicação Corporativa que estarão reunidos no Congresso Mega Brasil de Comunicação, Inovação e Estratégias Corporativas, nesta quinta-feira, 31 de agosto.
A cerimônia de premiação será realizada no Teatro da Unibes Cultural, em São Paulo (Rua Oscar Freire, 2.500), a partir das 18h30.
A homenagem, pela relevante contribuição à Comunicação e ao Jornalismo Brasileiros, coincide com as celebrações dos 60 anos da personagem Mônica, criada em março de 1963 e que, desde então, se tornou um ícone no País.
Mauricio entra para a galeria de homenageados com o Prêmio Personalidade da Comunicação, que já conta com nomes como Caco Barcellos, Elifas Andreato, José Hamilton Ribeiro, Audálio Dantas, Boris Casoy, Miriam Leitão, Octavio Frias de Oliveira, Ruy Mesquita e Roberto Civita.
Sobre Mauricio de Sousa
Mauricio Araújo de Sousa nasceu em Santa Isabel (SP), em 27 de outubro de 1935, e passou a infância em Mogi das Cruzes. Aos 19, mudou-se para São Paulo e trabalhou na Folha da Manhã (hoje Folha de S. Paulo) como repórter policial. Em 1959, criou o primeiro personagem – o cãozinho Bidu, iniciando a carreira como autor de quadrinhos. Nos anos seguintes, criou mais de 400 personagens — Mônica, Cebolinha, Magali, Cascão, Chico Bento, Horácio, entre outros, até que, em 1970, lançou a revista da Mônica. Desde então alcançou mais de 1 bilhão de revistas publicadas até hoje, chegando a mais de 30 países. Aos quadrinhos, se juntam centenas de livros ilustrados. Seus personagens foram para parques, shows ao vivo e animações além de milhares de produtos. Hoje tem o maior estúdio de quadrinhos do continente. É considerado o maior formador de leitores do país. Recebeu do UNICEF o título de escritor para crianças e, em 2007, a personagem, Mônica, que completa 60 anos em 2023, tornou-se embaixadora do UNICEF.
Legenda: Mauricio de Sousa, ao centro, entre os diretores da Mega Brasil Eduardo Ribeiro e Marco Rossi, na visita que fizeram aos Estúdios Mauricio de Sousa, para anunciar a homenagem