Maria Eduarda Brechane, 19 anos, representante da cidade de Rio Grande, foi eleita Miss Universo Rio Grande do Sul. O certame encerrou-se dia 06/05, no Centro de Eventos do ParkShopping Canoas, com a coordenação do médico e colunista social Carlos Alberto de Azevedo (Bebeto). A edição 2023 abriu oportunidade a mulheres casadas, divorciadas, mães e contou com a primeira candidata transgênero a disputar o título no Rio Grande do Sul.
O espetáculo, com estilo assinado por Xico Gonçalves, teve como história principal a Era do Ouro e como tema “Em Busca de Joias Raras”. O qualificado corpo de Jurados foi formado pela diretora-geral do Miss Universo Brasil, Marthina Brandt, a estilista Olivia Gama, a empresária Rejane Tavares, o fotógrafo das Misses Antares Martins, a jornalista Anna Dennz, o cirurgião plástico Fabrício Bervian, a empresária do ramo estético Mariana Geisel, o maquiador Andy Rodrigues e o publicitário Carlos Totti.
As top 5 foram: Jaquiele Silva, de Canoas, Vitoria de Brito Likoski, de São Vicente do Sul, Nicole da Costa Alarcony, de Passo Fundo, Maria Eduarda Brechane, de Rio Grande, e Talita Hartmann, de Taquara. Inovando, mais uma vez, o coordenador Bebeto garantiu a transparência dos votos, fazendo a votação da Miss Universo Rio Grande do Sul com votação ao vivo, cada jurado escolheu o nome da candidata em um papel lido ao vivo, onde Maria Eduarda Brechane, de Rio Grande, foi eleita por unanimidade.
Eduarda Brechane relata que vencer o certame era um sonho acalentado há tempo. “O que define este momento é gratidão, a todos que me apoiaram, acreditaram no meu potencial, a Deus, à minha família e minha coordenação. Não chegaria a lugar nenhum sozinha, e eu não sou diferente; cheguei com uma equipe inteira e maravilhosa”, afirma. Eduarda diz, ainda que, ser eleita por unanimidade pelo corpo de jurados foi uma surpresa. “Quando estamos competindo, temos a esperança de que quando nos dedicamos se conquista, mas unanimidade é algo forte, todos os jurados terem votado em mim, é algo inesquecível e muito marcante”, pontua emocionada.
Quanto a expectativa para o Miss Universo Brasil, a Miss Universo RS está confiante e não medirá esforços para trazer o título tão sonhado. “Minha expectativa é gigante. Acredito tanto no meu potencial, quanto no dos meus apoiadores, que me conhecem mais ainda, depois do Miss Universo RS; tanto na passarela, quanto no discurso final, tudo foi pensado com muito carinho e estratégia, para que eu pudesse mostrar o que vim me preparando. Para o Miss Brasil, a preparação segue a mesma, intensificada, claro, pois agora represento todo o estado do RS, pois não só represento a beleza da mulher mais bonita do estado, eu sou a melhor pessoa para representar tudo que as mulheres gaúchas representam”, conclui. Fotógrafo: Antares Martins