Hospital Sapiranga incentiva o olhar para si e o autocuidado no mês que é dedicado à saúde mental
A campanha do Janeiro Branco tem como tema, em 2023, “A vida pede equilíbrio”. O Hospital Sapiranga participa do movimento social que tem como objetivo chamar a atenção dos indivíduos, das instituições, das sociedades e das autoridades para as necessidades relacionadas à Saúde Mental dos seres humanos. A psicóloga do Hospital Sapiranga, Viviana Blume, salienta algumas atitudes importantes. “Primeiro, precisamos reconhecer nossas potencialidades e fragilidades. Com isso, vamos investir mais tempo com coisas e pessoas que nos fazem bem como ouvir uma boa música, fazer caminhadas, praticar exercícios físicos e ter mais tempo para familiares e amigos”, afirma.
Uma dica de ouro é respeitar e amar quem nós somos praticando o autocuidado. “Devemos sempre prestar atenção ao que sentimos, ao que queremos e ao que precisamos. Olhar para si é um sinal de amor. Por isso não esqueça: a vida pede equilíbrio. Cuide da sua saúde mental e emocional o ano inteiro, começando agora por janeiro” finaliza Viviana.
A escolha do mês de janeiro não é por acaso. Por ser o primeiro mês do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca das suas vidas, das suas relações, dos sentidos que possuem, dos passados que viveram e dos objetivos que desejam alcançar no ano que se inicia. Janeiro é uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e ciclos que se abrem nas vidas de todos nós. A cor branca foi escolhida por, simbolicamente, representar “folhas ou telas em branco” sobre as quais podemos projetar, escrever ou desenhar expectativas, desejos, histórias ou mudanças com as quais sonhamos e as quais desejamos concretizar.