No último final de semana, os organizadores da Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris) receberam um grupo de agentes de viagens que atua como Embaixadores do evento na Região Sul, representantes de entidades e amigos para conversar sobre o mercado e apresentar o novo formato da feira, que acontecerá de 5 a 8 de novembro. A reunião principal contou com a participação de 20 pessoas e ocorreu no Hotel Alpestre, em Gramado, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária e distanciamento.
Ao chegarem no local os convidados receberam máscaras, álcool em gel e tiveram sua temperatura medida. Depois foram conduzidos até a sala do evento, onde ficaram em assentos afastados por 1,5m de distância. Esse foi um primeiro teste daquilo que será levado de forma muito mais ampla aos pavilhões do Serra Park em novembro. O encontro foi uma das primeiras atividades da retomada envolvendo profissionais do turismo na Região das Hortênsias.
Para transmitir um panorama de como Gramado tem se preparado para o pós-pandemia, os painéis de abertura foram apresentados pelo presidente de Gramadotur, Rafael Carniel – que falou sobre o planejamento da autarquia para a realização de eventos como o Natal Luz e Festival de Cinema – e o secretário de Inovação e Des. Econômico de Gramado, Anderson Boeira – que falou sobre as ações da cidade na área sanitária.
Depois foi a vez dos CEOs do Festuris, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello apresentarem as novidades do evento, que passou por uma série de mudanças, mas mantém confirmada sua edição presencial. Eles reforçaram ao trade o otimismo e a preparação para realizar o evento e ser, quem sabe, a única feira presencial do turismo brasileiro em 2020. O feedback dos profissionais foi positivo, apostando que o Festuris possa sim ser o palco da retomada segura dos negócios no setor. A realização do evento presencial depende da autorização do Governo do RS.
Piquenique no Olivas de Gramado
Após a reunião no Hotel Alpestre, o grupo seguiu para uma confraternização no Parque Olivas de Gramado, onde os profissionais foram recebidos com um piquenique repleto de produtos coloniais. A ocasião serviu para fortalecer as relações entre o trade parceiro do Festuris, oferecendo uma experiência única com a vista exuberante do entardecer no Vale do Quilombo. As porções servidas ao público também seguiram todos os protocolos de segurança sanitária.
Parceiros
A Reunião dos Embaixadores, entidades e amigos do Festuris foi realizada pela Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos e contou com o apoio dos seguintes parceiros: Abrasel através dos restaurantes Giardino Di Pietra, Josephina, Hard Rock Gramado, Galeto Nonna Tena e Imperador dos Camarões; além da Rede Sky de Hotéis, Gramado Receptivo, Hotel Serra Nevada, Hotel Alpestre, Rede Laghetto Hotéis, Pousada Vovó Carolina, Olivas de Gramado, Prefeitura de Gramado e Márcio Roloff.