Live de lançamento do evento aconteceu nesta quarta-feira, 9 de setembro, no Hotel Wood, em Gramado e revelou parte da programação que inicia dia 6 de outubro.
Foi no ambiente cosmopolita e contemporâneo do Hotel Wood, em Gramado, que aconteceu na última quarta-feira (9), a live de lançamento da segunda edição do Festuris Connection para revelar a programação do evento agendado para os dias 6, 7 e 8 de outubro.
Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, CEOs do Festuris Connection, conduziram a transmissão para detalhar a programação, convidados e parceiros que irão integrar as atrações no próximo mês. Com o tema “O futuro da alimentação e da gastronomia – Origem, Mesa, Turismo”, a segunda jornada do Connection irá promover o intercâmbio entre Brasil, México, Paraguai, Peru e Panamá. “Será imperdível, com muito conteúdo e um olhar macro. Enquanto empresa especializada em organização de eventos e com uma expertise na área do turismo, a gente tem que ter um olhar amplo do setor. A preocupação de falar nessa edição da alimentação e da gastronomia é porque nós temos consciência da transversalidade do turismo que alcança mais de 50 setores e que faz girar a roda da economia”, destacou Marta durante a transmissão.
Nomes da gastronomia, do agronegócio e de entidades representativas dos cinco países estão entre os confirmados. Ao todo serão 13 painéis, cerca de 30 palestrantes e ainda chefs de cozinha que irão encerrar cada um dos dias de programação com o preparo ao vivo de um prato com ingredientes dos diferentes destinos.
A programação do segundo Festuris Connection irá iniciar sempre às 14h e será transmitida diretamente dos empreendimentos da coleção Casa Hotéis (Casa da Montanha, Wood e Parador) pelos canal do YouTube de forma exclusiva aos participantes que adquirirem ingressos.
Conexão entre diferentes setores
A conexão entre os setores da agricultura, alimentação, gastronomia e turismo será o pano de fundo dos painéis espalhados em três dias de programação. Um espaço para destacar tendências, cases de sucesso e debater o futuro da alimentação e da gastronomia. “O Festuris Connection é uma grande plataforma de conectividade com todos os players do turismo que, a partir da pandemia, estão passando a entender a necessidade de reinventar e de trabalhar muito mais a ideia da experiência”, destacou Zorzanello.
Entre os temas que serão discutidos estão inovação e tecnologia para a produção sustentável, ecogastronomia e produtos orgânicos, gastronomia como estratégia de valorização do destino, a indústria do alimento, agronegócio, cozinha de ingredientes e o futuro dos eventos gastronômicos.
A conexão entre gastronomia e hotelaria imprimida na gestão da coleção Casa Hotéis chancelou os empreendimentos como o cenário perfeito para a programação. “Não existe destino que não funcione através da cadeia da hotelaria e da gastronomia, está totalmente ligado. O destino é a porta de todas as atrações, onde se encontra todos os atrativos turísticos, mas sem hotelaria e gastronomia ele não funciona. Nós, como propósito, marca e empreendimentos turísticos nunca pensamos em criar algum empreendimento sem ter a gastronomia ligada”, explicou Rafael Peccin, diretor de marketing do Casa Hotéis, durante a live.
O chef Rodrigo Bellora, que assina o cardápio do hotel Wood, também participou do lançamento para reforçar o conceito de valorização dos produtores locais e defender a identidade da cozinha brasileira, temas que também serão abordados nesta jornada do Connection.
Além dele, participam ainda da segunda edição do Festuris Connection nomes como Patrícia Miranda Allen, chef do restaurante Cerro Bujo, do Panamá, que está entre os 50 melhores vegetarianos do mundo; Maitê Lang, CEO da Nugali Chocolates; Thomas Eckschmidt, cofundador da CBJ Conscious Business Journey, organização global sediada nos EUA que promove programas de formação em negócios conscientes; Guilherme Sanzio, CEO do Festival Fartura; Deborah Villas-Boas Dadalt, diretora do Spa do Vinho; além de muitos outros nomes a serem confirmados.
Caráter social: evento irá fazer doação de tablets à escola municipal
Na primeira edição do Festuris Connection, o evento repassou mais de R$ 5 mil ao Hospital São Miguel, de Gramado, através dos ingressos vendidos (parte do valor foi destinado à ação) e doações espontâneas. Mais uma quantia de R$ 54 mil foi intermediada através do evento e doada ao HASM por um grupo de empresários.
Agora, o evento mantém seu caráter filantrópico e social ao assumir o compromisso de doar parte dos ingressos para a compra de computadores e tablets à escola Vicente Casagrande, no bairro Altos da Viação Férrea. A iniciativa tem como objetivo viabilizar o acesso para os estudantes que não têm equipamentos apropriados para acompanhar as aulas de maneira remota.
Os ingressos para a segunda edição do Festuris Connection já estão à venda no site www.festurisgramado.com/connection pelo valor de R$ 99 no primeiro lote.
O evento conta com o patrocínio de Sicredi Pioneira, Casa Hotéis, Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA) e Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav). Tem o apoio de Abrasel Hortênsias e a realização de Rossi & Zorzanello Feiras e Empreendimentos. Fotos: Moisés Castilhos.