Realizada entre os dias 16 e 23 de março, a tradicional Pesquisa de Dias das Mães 2022 da Fecomércio-RS apontou que 41,0% das pessoas abordadas pelos pesquisadores afirmaram que irão comprar presente para o Dia das Mães 2022. Foram entrevistados, presencialmente em pontos de fluxo, 385 consumidores na principal cidade de cada Macrorregião do Estado: Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas a fim de se estabelecer um perfil de consumo para a data, que se configura como o segundo principal momento de vendas para o comércio varejista gaúcho.
A pesquisa destaca que entre os 385 entrevistados, 86,5% darão presentes de forma individual, e 13,5% dividirão com alguém sendo que o gasto pessoal médio deverá ser de R$ 206,09. “Em 2021, 47,9% das pessoas abordadas pela pesquisa afirmaram que adquiririam presentes para o Dia das Mães, mas com um gasto significativamente menor do que o verificado esse ano, R$ 156,23. Isso significa, em termos nominais, uma movimentação cerca de 13,0% maior”, comentou o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.
Por classe de renda, o gasto deverá ser de R$ 140,00 para indivíduos da classe baixa, R$ 205,82 para classe média e R$ 249,21 para a classe alta. O presente médio individual deverá ser de R$ 141,01, enquanto o presente médio do grupo deverá ser de R$ 201,11. “Apesar de 45,5% dos consumidores pesquisados afirmarem que atualmente apresentam um nível de renda menor ou muito menor do que no período pré-pandemia, a intenção de gastos em 2022 é maior do que nos anos anteriores”, concluiu o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn. Entre aqueles que disseram que não comprariam presente, a justificativa mais frequente foi o fato de “Não ter mãe”, apontado por 45,7% dos entrevistados. Quando somado a “Não ter relação com a Mãe” (5,6%), o percentual supera 50,0%. “A pesquisa mostra a força da data para a movimentação do comércio varejista. Motivos econômicos ficam em segundo plano quando o que motiva a compra é presentear as mães”, completou o presidente da Fecomércio-RS.
As compras deverão acontecer majoritariamente na semana que antecede o Dia das Mães, como afirmado por 84,6% dos entrevistados. Entre os presentes escolhidos, o destaque mais uma vez foi para artigos de vestuário (22,9%), seguidos por perfumes/cosméticos (19,2%) e calçados (11,7%). Entre os fatores que influenciam a compra, o mais importante foi o preço, apontado por 59,5% dos entrevistados, seguido por atendimento (24,2%) e diversidade de produtos (22,9%). Quanto ao local de compra, as lojas do centro da cidade foram apontadas por 60,8% dos respondentes como o local onde as compras serão realizadas. Quanto à forma de pagamento, 76,9% afirmaram que irão pagar à vista as compras para a data.
Entre aqueles que pretendem dar presentes de Dia das Mães, 50,4% também pretendem participar de algum evento especial em comemoração à data. Desses, 85,4% planejam almoço ou jantar especial em casa, o que deve aumentar o ticket médio de supermercados e hipermercados, e 11,3% pretendem almoçar ou jantar fora, aumentando a demanda de bares e restaurantes.