Estamos vivendo um cenário nunca antes visto na história do planeta, com impacto direto em todos os setores da economia, nada exclusivo para o nosso segmento, portanto é preciso planejamento e otimismo para uma retomada consciente e repleta de novos serviços e oportunidades que sempre vislumbramos em momentos como esse.
O Turismo já passou por diversas crises ao longo dos anos, sejam elas ligadas à economia ou a fenômenos naturais, como a destruição de destinos inteiros por chuvas, furações e terremotos. E se reinventaram em tempo recorde. Temos esse diferencial, essa capacidade única de se reerguer, gerando emprego e renda por onde passamos.
Estamos numa fase que contempla uma nova jornada de compra do consumidor, que vai retomando aos poucos a confiança nas empresas a cada novo lançamento que vislumbra, principalmente, os protocolos de segurança e higienização de hotéis, companhias aéreas, ônibus, trens, empresas de turismo receptivo, restaurantes, bares e parques. E quem sair na frente nesse sentido, terá a seu favor um grande diferencial competitivo no mercado.
Os eventos híbridos e os 100% online chegam num momento oportuno, onde todos nós nos habituamos a esse tipo de transmissão para nossas reuniões, treinamentos e convenções por todo o Brasil. É uma adaptação necessária, mas que não substituirá o “cara a cara”, tão essencial no nosso negócio e o networking que esse formato proporciona, mas é um período que se torna necessário, especialmente enquanto não tivermos a cura da COVID-19.
Outro aliado importante é a segurança dos ambientes. E toda a cadeira produtiva do turismo vem se preparando de maneira exemplar com seus protocolos e selos de 100% seguros, com apoio tanto por parte dos governos federal, estadual e municipal, como das secretarias de turismo e mesmo das nossas associações, extremamente ativas e unidas para atravessar esse momento de maneira leve e com alto planejamento das próximas ações.
As novas regras e os rigorosos protocolos que envolvem sistemas de sanitização em todos os locais, distanciamento seguro e higienização redobrada, são primordiais para reduzir aglomerações e o risco de contágio. A preparação é concreta e a retomada virá naturalmente, de forma faseada. Primeiramente com as viagens de carro para curtas distâncias, aquelas escapadas da cidade para o campo, para a praia ou para as montanhas, como é o caso de Porto Alegre para a Serra Gaúcha.
Gramado tem um destaque especial pelas características únicas de organização e resiliência nesse período, que tem despertado a curiosidade dos brasileiros que ainda não tiveram a oportunidade de conhecer a região, especialmente neste inverno. Pesquisas apontam que a cidade é campeã na busca por viagens neste momento, seja em operadoras, sites de viagem, ou buscas gerais na web. E neste momento, durante o inverno, essas buscas se intensificam. As baixas temperaturas combinam perfeitamente com a arquitetura da cidade e com a variada gastronomia de toda a região da Serra Gaúcha.
Ainda falando da cidade, quem tem em sua comunidade o grande motor propulsor do turismo, vale destacar os esforços da iniciativa privada para a manutenção de grandes eventos como o Natal Luz, por exemplo. É preciso planejamento, pensar o calendário para os próximos 5 anos. Não podemos depender do poder público, o governo deve sim nos oferecer sempre a melhor infraestrutura nas cidades, mas é responsabilidade das empresas e dos moradores serem o grande diferencial, os protagonistas desse setor. E é exatamente o exemplo que Gramado leva para o mundo como símbolo de trabalho de seu povo, de suas empresas e de parceiros imprescindíveis.
Vamos redescobrir o prazer de viajar e o Turismo sairá ainda mais forte desse período. A pandemia mostra que o desafio é grande, mas maior ainda será a determinação de todos nós que movimentamos esse setor tão importante para a economia e para o desenvolvimento do país. Por Guilherme Paulus (Fundador da CVC e do Grupo GJP)