O Aorta Simpósio 2018 reuniu mais de 300 participantes nos dias 24, 25 e 26 de maio, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre. Compareceram todos os 20 palestrantes estrangeiros, principais especialistas mundiais na área, convidados pelo Presidente do evento científico cirurgião cardiovascular gaúcho Eduardo Keller Saadi. Entre eles, Hence Verhagen (Holanda), Eric Verhoeven e Giovanni Torsello (Alemanha), Andreas Zierer (Áustria), Mariano Ferreira (Argentina), Joseph Coselli, Mark Farber e William Quiñones (EUA) e, ainda, mais 12 profissionais da Clínica Mayo, uma das mais importantes instituições hospitalares do mundo.
Simpósio Mayo Clinic
O Simpósio da Mayo Clinic ocorreu na tarde de quinta-feira (24/5). O staff da unidade referência mundial de saúde – composto por cirurgiões cardiovasculares, vasculares, intensivistas, cardiologistas, anestesistas, geneticistas e radiologistas – apresentou protocolos, métodos inovadores de diagnóstico e de cuidados pré e pós operatórios, avaliação clínica e por meio de imagens, anestesia e medicação. Os renomados especialistas divulgaram os principais projetos de pesquisa da Mayo na área de aorta e, também, apresentaram a estrutura de um Centro da Aorta nos moldes da Mayo Clinic.
Aorta Simpósio 2018
Além dos estrangeiros convidados, ministraram conferências 49 médicos brasileiros, também destacados na área. Eles abordaram, na sexta e no sábado (25 e 26 de maio), os diversos procedimentos para corrigir lesões na principal artéria do corpo humano. Discursaram sobre as indicações de cirurgia aberta ou métodos endovasculares. Casos complexos e raros foram lembrados para troca de experiência. Os profissionais de saúde e plateia também analisaram as novas tecnologias oferecidas para precisão de diagnósticos assim como as inovações disponíveis em exames de imagem, equipamentos, materiais e próteses.
Os principais lançamentos para intervenções na aorta foram expostos em 19 estandes montados na área de convenções do Hotel Sheraton. Indústrias do exterior e do Brasil mostraram e demonstraram o uso de equipamentos e próteses de última geração. Foi muito manuseado pelos visitantes, o acesso totalmente percutâneo (sem cortes) para o implante de endopróteses aórticas, através da técnica que utiliza dispositivos de fechamento arterial (Perclose). O próximo Aorta Simpósio está programado para maio de 2019 na cidade de São Paulo com presidência do cirurgião vascular Álvaro Razuk. Foto: Rafael Cavalli.