Crescimento de 35% do consumo de café faz Santa Monica focar no consumidor.

Aquecimento do mercado impulsiona expansão da empresa que comemora 35 anos com lançamento e ampliação da presença no varejo e e-commerce.

A Covid-19 impactou o mercado interno de café brasileiro de diversas formas. Enquanto o consumo da bebida nas cafeterias, bares e restaurantes caiu, devido ao fechamento desses estabelecimentos, em casa, a ele aumentou com mais pessoas em home office. Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) houve um crescimento de 35% no consumo do produto nos últimos meses e a expectativa da entidade até o fim deste ano é de manutenção do consumo nos mesmos níveis do ano passado.

Para enfrentar os desafios provocados pela Pandemia, o Café Gourmet Santa Monica teve que se adaptar à nova realidade e ampliar sua presença em outros canais. Nos últimos meses, a empresa investiu R$ 1,4 milhão em sua torrefadora para triplicar a produção, iniciou a produção de marca própria para uma rede de supermercados e reforçou sua atuação em grandes varejistas, marketplaces e em seu canal de e-commerce.

Para atuar esse novo mercado, a marca antecipou o lançamento do Santa Monica Premium, um café 100% arábica com foco no varejo e voltado para quem busca uma bebida diferenciada no dia a dia. “Com a maior parte das pessoas trabalhando em home office, o consumidor comprou café de várias marcas e acessórios para experimentar diferentes tipos e formas de extração da bebida em casa. Nós sentimos esse movimento e aproveitamos para lançar o Santa Monica Premium”, explica Marcelo Moscofian CEO, do Café Gourmet Santa Monica.

Segundo o empresário, com a novidade a marca passa a oferecer um produto com sabor intenso, valor acessível e qualidade superior à de um café tradicional. “O Santa Monica Premium é o primeiro passo para quem quer degustar uma bebida diferenciada.  Ele tem o mesmo padrão de qualidade Santa Monica e vem em embalagens de 500g com válvula desgaseificadora para manter seu aroma e sabor por mais tempo”, acrescenta.

No varejo, o Café Santa Monica está ampliando sua presença em redes regionais como a Rede Forte de Supermercados que possui mais de 100 lojas espalhadas pelo Paraná e Santa Catarina.

A marca também está atendendo o mercado coorporativo com kits sazonais e investindo na abertura de uma rede de cafeterias, a Amém, que nasce com a proposta de democratizar o café gourmet e revitalizar as praças públicas de São Paulo, transformando esses locais em áreas de convívio social.

PIONEIRISMO E TRADIÇÃO

O Café Gourmet Santa Monica vem destacando-se por seu pioneirismo e qualidade de seus produtos, sendo uma das primeiras marcas a produzir café gourmet no país. Em meados da década de 80, a família Moscofian que já tinha uma fazenda de café no Sul de Minas, decidiu se dedicar ao cultivo e investir em tecnologia para melhorar a produção e a qualidade dos grãos. Em paralelo, realizaram pesquisas e viajaram para países que são referência na extração de bebida para conhecer processos que poderiam ser agregados para a produção de um café diferenciado.

Em pouco tempo a empresa se lançou no segmento de food service com o Santa Monica Gourmet passando a atender mais de três mil restaurantes, padarias e cafeterias de todo o país. Para dar mais velocidade a esse crescimento e levar a marca a outros canais, os irmãos Marcelo e Alexandre Moscofian assumiram a direção da empresa. Marcelo se tornou o CEO, focado nas áreas de marketing, expansão para o mercado interno e novos negócios e Alexandre passou a cuidar da produção e gestão da Fazenda Santa Monica e da área de exportação.

Com a nova administração, o Santa Monica ampliou sua linha de produtos com os lançamentos das cápsulas, da linha de bebidas quentes e do Drip Coffe, inaugurando o conceito de café de bolso no Brasil em 2016.  Na sequência, investiu na ampliação de seu mix, com lançamentos dos cafés Orgânico e Intenso em diferentes versões, e na abertura de seu e-commerce para oferecer uma linha de produtos e equipamentos para o consumidor final.

Além do avanço no mercado interno, a Santa Monica novamente reforçou seu pioneirismo ao se tornar a primeira empresa a exportar café torrado com uma marca 100% brasileira para países como Espanha, Suíça, Portugal, Alemanha, Ucrânia, Estados Unidos, Paraguai e Chile e mercados árabes.

SOBRE O CAFÉ GOURMET SANTA MONICA

Há mais de 30 anos, a Santa Monica é referência na produção de café gourmet no Brasil. Além de produzir seus próprios grãos na Fazenda Santa Monica, no Sul de Minas Gerais, a empresa  também torra, embala, fornece cafés e bebidas quentes para food service e comercializa sua linha de produtos em grandes redes de varejo e através do seu e-commerce.

Em ritmo de expansão, a marca lançou recentemente seu primeiro microlote, o Santa Monica 86 Pontos, marcando seu ingresso no segmento de cafés especiais com um produto composto pela seleção dos melhores lotes produzidos na propriedade instalada em Machado.

Além de atuar no varejo e food service, a empresa também busca novos parceiros para incrementar a exportação de seu café torrado para países do Leste Europeu, Espanha, Itália, Estados Unidos e China, onde a linha de produtos Santa Monica já é comercializada.