Consumo consciente de água é tema de parceria com foco em alunos e professores de Montenegro (RS).

Instituto Akatu e Braskem promovem sensibilização de educadores da região sobre o tema em parceria com as secretarias de educação e meio ambiente do município.

A parceria entre a PREFEITURA MUNICIPAL DE MONTENEGRO (RS), através das Secretarias Municipais de Educação e Cultura (SMEC) e de Meio Ambiente (SMMA)  e o Instituto Akatu ONG que trabalha a sensibilização para o consumo consciente, foi retomada com o objetivo de incentivar o trabalho pedagógico sobre água nas escolas do município por meio do Edukatu, rede de aprendizagem sobre consumo consciente e  sustentabilidade voltada a alunos e professores de Fundamental 1 e 2 de todo o País.  

Os educadores do município serão sensibilizados sobre o tema e orientados em relação à parceria em setembro, durante a 27ª Semana Interamericana, a 20ª Semana Estadual da Água – RS e a 6ª SEMANA MUNICIPAL DA ÁGUA de MONTENEGRO, que ocorrerá entre os dias 28 de setembro a 3 de outubro. O trabalho em parceria, que também conta com o apoio da petroquímica Braskem, propõe a realização de atividades com os alunos com base em jogos, vídeos e infográficos, que podem ser realizados on-line e off-line e permitem a reflexão sobre o tema da água. Esse material auxilia os educadores a orientar seus alunos para observarem o consumo de água em suas casas e estimularem suas famílias a evitar desperdícios, ou mesmo pesquisarem a relação entre as bacias hidrográficas da região e a água consumida na comunidade. “A retomada da parceria com as secretarias estimulará os professores a utilizarem o Edukatu como ferramenta para realizar com os alunos atividades de sensibilização sobre a importância da água para manutenção da vida no planeta, resolvendo desafios para evitar seu desperdício e ainda aprendendo a consumir de maneira mais consciente este importante recurso natural”, afirma Gabriela D’Amaral, da equipe do Akatu e líder do projeto. “Acreditamos no potencial de transformação social por meio da educação e ficamos muito felizes em contribuir com a inserção de temas relacionados à sustentabilidade no ensino público, por meio da capacitação dos professores e alunos de Montenegro. Nossa parceria de longa data com o Edukatu abrange diferentes regiões do Brasil e confiamos neles para apoiar na formação de jovens cada vez mais conscientes de seu papel cidadão”, afirma Daniel Fleischer, gerente de Relações Institucionais da Braskem no Rio Grande do Sul.

Depois do encontro inicial com os professores, os interessados poderão se inscrever no Edukatu e terão acesso gratuito a todos os recursos pedagógicos oferecidos. Educadores que concluírem as atividades propostas até o final de novembro receberão certificado com carga horária de 30 horas, a ser emitido pelo Instituto Akatu.

As Secretarias Municipais de Educação e Cultura e Meio Ambiente de Montenegro acreditam na necessidade de um processo de desconstrução  e reconstrução no modo de pensar do ser humano, até que ele consiga entender o seu papel como defensor e protetor do meio ambiente e que, este processo, se define e começa pela Educação, na forma como ela se dá, nas diferentes faixas etárias, nos diferentes meios e contextos. Inseridos no contexto atual de pandemia e, pensando de forma a adaptar-se a ele, objetivando a apreensão do conhecimento de forma atrativa pelos alunos e, também, considerando ser inevitável a informatização, nada melhor do que proporcionar ao educando a formação e informação de forma virtual, como apresentada na plataforma Edukatu.

Sobre a Sensibilização Virtual para Professores de CIÊNCIAS e HORA ATIVIDADE EF1 e EF2 – durante a 27ª Semana  Interamericana da Água, 20ª Semana Estadual da Água  e a 6ª Semana Municipal da Água

Quando: 28/09/2020, 09h até 11h45min – via App ZOOM

Inscrições até 24/09/2020 pelo link abaixo:

https://akatu.wufoo.com/forms/inscriaao-formaaao-edukatu-em-montenegro-rs/

Sobre o Instituto Akatu

Criado em 15 de março de 2001 (Dia Mundial do Consumidor), o Instituto Akatu é uma organização não governamental sem fins lucrativos que trabalha pela conscientização, sensibilização e mobilização da sociedade para o consumo consciente. Tem como proposta e objetivos contribuir para a mudança de comportamento do consumidor a partir de duas frentes de atuação: Educação e Comunicação, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e metodologias, pesquisas e eventos. O Akatu também atua junto a empresas que buscam caminhos para a nova economia, ajudando a identificar oportunidades que levem a novos modelos de produção e consumo, que respeitem o ambiente e o bem-estar, sem deixar de lado a prosperidade. Visite: https://www.akatu.org.br/.

Sobre o Edukatu

O Edukatu, projeto do Instituto Akatu, é a primeira rede de aprendizagem sobre os conceitos e práticas do consumo consciente e da sustentabilidade para alunos e professores do Ensino Fundamental de todo o Brasil. A plataforma, totalmente gratuita, já soma mais de 300 mil pessoas impactadas, sendo mais de 36,5 mil alunos, 12 mil professores e 5 mil escolas cadastrados. Saiba mais em www.edukatu.org.br.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para as pessoas e para a sustentabilidade, a Braskem está engajada em contribuir com a cadeia de valor para o fortalecimento da Economia Circular. Os 8 mil Integrantes da petroquímica dedicam-se diariamente para melhorar a vida das pessoas por meio de soluções sustentáveis da química e do plástico. A Braskem possui DNA inovador e um completo portfólio de resinas plásticas e produtos químicos para diversos segmentos, como embalagens alimentícias, construção civil, industrial, automotivo, agronegócio, saúde e higiene, entre outros. Com 40 unidades industriais no Brasil, EUA, México e Alemanha e receita líquida de R$ 52,3 bilhões (US$ 13,2 bilhões), a companhia exporta seus produtos para Clientes em mais de 100 países.