Em quatro anos de atividades programa já recolheu mais de 530 toneladas de tampas plásticas arrecadadas em diversos estados do Brasil
OTampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo de iniciativa da indústria de transformação do plástico da América Latina, acaba de atingir R$ 1 milhãoem recursos destinados integralmente às entidades assistenciais participantes. O novo recorde é o resultado de mais de 530 toneladas de tampas plásticasrecolhidas nos mais de 2.800 pontos de coleta distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Goiás e Distrito Federal.
Segundo a coordenadora do Tampinha Legal, Simara Souza, este é um momento histórico. “É um trabalho inédito. Os expressivos números são o resultado das ações modificadoras de comportamento de massa que propomos. O Tampinha Legal é a economia circular na prática e é a atitude de todos que faz a diferença no aumento de qualidade de vida”, afirma.
Há quatro anos em atividade, o programa está presente em diferentes ambientes sociais, como casas, comércio, órgãos públicos e empresas e beneficia mais de 280 entidades assistenciais. “Além de tudo isso, atribuímos a devida importância ao plástico, que não tem asas, nadadeiras ou pernas, não retorna sozinho para lugar nenhum, levando-o de volta para a indústria e transformando-o em matéria-prima de novos produtos, destacando o seu valor. Temos, ainda, as entidades assistenciais que desenvolvem um trabalho social que é fundamental e são beneficiadas no ato. É, realmente, um exemplo de que a educação e a orientação fazem a diferença. Somos gratos a todos que, de alguma forma, contribuem para que o programa se mantenha e alcance os patamares que vem obtendo”, completa Simara.
Participam do programa entidades assistenciais do terceiro setor devidamente regularizadas como Apaes, Ligas Femininas, escolas, ONG’s, asilos, associações, hospitais, etc. Com os recursos obtidos através do Tampinha Legal, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custeiam tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações.
O Tampinha Legal
O Tampinha Legal é uma iniciativa do Instituto SustenPlást, buscando a melhor valorização de mercado para o material plástico. É responsável pelo lançamento das ações Copinho Legal e Canudinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destinam 100% dos recursos obtidos com a venda destes materiais para as entidades assistenciais participantes do programa. Em Porto Alegre, o Tampinha Legal conta com o apoio estratégico da Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS.
O programa ultrapassou a marca de R$ 1 milhão destinados para as 286 entidades assistenciais participantes e mais de 530 toneladas de tampinhas plásticas que retornaram para a indústria, caracterizando o modelo de Economia Circular. O Tampinha Legal atua em Alagoas, Pernambuco, Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e no Distrito Federal. Além do site – tampinhalegal.com.br, também é possível acompanhar o trabalho do programa por redes sociais, como YouTube, Instagram e Facebook, e pelo aplicativo Tampinha Legal, onde é possível localizar onde estão os pontos de coleta mais próximos e as quantidades de material coletadas. O aplicativo também serve como uma base de dados bastante precisa, pois nele é possível ver, com divisão por estados, os volumes de coletas de tampinhas.