Cachorro Basset Hound.

Eleger uma raça pela aparência física, levá-la para casa e surpreender-se com um temperamento bem diverso do esperado não é algo raro de acontecer. Com o Basset Hound, esse tipo de engano praticamente não acontece. Quem o vê, mesmo em uma primeira avaliação, costuma perceber corretamente como ele é. Os adjetivos usados para descrevê-lo envolvem conceitos de docilidade e pouca atividade: manso, bonzinho, carente, preguiçoso, lerdo, indolente e até dorminhoco.

Dê comida ao cão nos horários certos, servindo a ração e retirando-a posteriormente, mesmo que ele não tenha comido. Isso impede que ele tenha acesso a um alimento deteriorado. Até 6 meses de idade devem ser dadas 3 refeições diárias, e após esse período, 2 refeições. Dê água em abundância. As orelhas devem ser limpas uma vez por semana, para evitar problemas de infecções causados por sujeira acumulada.

O Basset Hound pode tomar banho de 15 em 15 dias, ou até mesmo uma vez por mês, desde que seja escovado, no mínimo, 2 vezes por semana, e sua orelha esteja sempre limpa. Passeie com seu cão após 3 meses de idade, e com todas as vacinas tomadas.

A raça Basset Hound é antiga e aristocrática. Originária da França, seus ancestrais foram os Bloodhounds franceses e os Hounds de Saint Hubert. O nome basset deriva da palavra francesa bas, “baixo”. Possui temperamento independente e ativo. Muito afetuoso com o dono e excelente para crianças, sendo incapaz de morder. Gosta muito de brincar e também é um pouco teimoso. Nos EUA, essa raça passou por diversas seleções, tornando-o mundialmente conhecido como excelente cão de companhia. Matéria autoral atualizada, anteriormente publicada na Revista Acontece-Editada para Site: Jornalista Leci da Silva.