A beleza e doçura do gato da raça Ragdoll.
Ragdoll é um gato desenvolvido nos Estados Unidos durante a década de 1950. Com seu porte gigante, temperamento dependente e dócil e uma pelagem longa e cheia, é um animal de características marcantes.
Seu nome, que significa boneca de trapos, indica uma característica deste animal, que é relaxar completamente quando pegado no colo. É tão dócil que permite ser jogado de um lado para o outro, algo que a minoria dos gatos aceita.
É um gato muito quieto e gentil e, uma vez que escolha um dono, o acompanhará permanentemente. São gatos caseiros e, por sua docilidade, são totalmente indefesos quando livres, portanto são gatos para viver em ambiente interno. Mas, se possível, vivem bem ao ar livre, desde que seja um ambiente isolado, como um jardim fechado. Seu temperamento é tranqüilo e são muito fiéis aos donos. Possuem moderada necessidade de atividades físicas, sendo mais sedentários que raças menores. São gatos de porte grande, com boa estrutura corporal.
Pelagem macia, com textura suave, sedosa. Olhos sempre azuis e pelagem do tipo colorpoint, ou seja, manto mais escuro que as cores das pontas (patas, cauda, focinho e orelhas) sendo que o contraste deve ser bem definido. Gatos mais velhos tendem a ser mais escuros que os mais jovens, pois sua cor vai escurecendo de acordo com a idade. Seu amadurecimento é tardio, chegam a completar seu crescimento com quatro anos.
Tem como padrão a cabeça, queixo forte, focinho arredondado e de comprimento médio, perfil com uma curva suave, testa plana, orelhas médias e amplas na base, com as pontas arredondadas e olhos ovais.
Seu corpo possui peito amplo, ossatura e musculatura forte, cauda com mesmo tamanho que o corpo. As fêmeas tendem a ser menores do que os machos. Não é aconselhado a cruza com gatos de outras raças. Foto: garfieldmanias.com.br.