30º FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo supera expectativa dos organizadores.
Na noite dia 07/11/2018, ocorreu no Palácio dos Festivais, Gramado, na serra gaúcha, a Solenidade de Abertura do FESTURIS Gramado – Feira Internacional de Turismo. Com mais de mil profissionais de turismo do Brasil e do exterior, a cerimônia foi marcada por homenagens no Palácio dos Festivais.
O FESTURIS e a direção do evento receberam homenagem do Fornatur – Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo, pela 30ª edição. Por sua vez, o evento prestou homenagem a Guilherme Paulus e Valter Patriani, diretores da CVC, pelos 30 anos de atuação na Serra Gaúcha. Também, foram homenageados, com o Troféus Amigos do FESTURIS: Ingrid Davidovich, Carlos Augusto Nascimento, Jandir Lancini, João Jacob Mehl, Jornge Almeida, Juani Quevedo, Marcelo Kaiser, Margarete Fatima Lucca, Ramón Bahamonde, Ricardo Acosta, Roberto Wagner e Zanis Coelho.
Em suas falas, os CEOS do evento, Marta Rossi e Eduardo Zorzanello, agradeceram os clientes, equipe, parceiros e prestaram homenagem aos familiares e também à fundadora do FESTURIS, Silvia Zorzanello (in memoriam), que junto com Marta Rossi iniciou a trajetória da Feira Internacional de Gramado.
Alexandre Sampaio, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, Guilherme Paulus, CVC, e o ministro do Turismo do Brasil, Vinícius Lummertz, destacaram em seus discursos a importância da união dos profissionais em prol do turismo para que o setor seja protagonista já em 2019, a partir do novo cenário político brasileiro.
O evento divide-se em: Meeting FESTURIS, no Hotel Master Gramado, Feira de Negócios, no Serra Park, e mais de 200 ações paralelas espalhadas por Gramado, nos três dias de evento, incluindo a participação dos países, sul-americano, destinos americanos como Disney, Universal, Florida, Las Vegas, Texas, além de Mônaco, Espanha, África do Sul, Cuba, Itália, Rota da Bairrada, México, Aruba, Noruega, Emirates, Florida, Paraguai, Costa do Marfim, Santa Monica, Royal Air Maroc, Câmara de Comércio Árabe, Israel, Seychelles, Turismo de Galicia, Turks e Caicos, República Dominicana, Região da Catalunha, San Martin, Bahamas, Norwegian, entre outros, chegam a Gramado para o evento mais internacional do Sul do país com um só objetivo: vender seus pacotes turísticos para os mais de 15 mil profissionais de Turismo. Além dos 65 destinos internacionais, o evento terá todos os estados brasileiros representados, além das principais marcas e destinos turísticos do país.
Em relação a 2017, o evento teve um crescimento de 10%, nesta edição de aniversário de 30 anos, gerando uma expectativa de 300 milhões em volume de negócios, colocando um impacto na economia local de 20 milhões; 15 mil participantes entre profissionais de turismo, estudantes e imprensa; 65 destinos internacionais; 5 por cento de aumento em número de expositores com relação a 2017; 24 mil metros quadrados de área na Feira de negócios; 250 palestras e workshops; Mais de 450 jornalistas e influenciadores digitais do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru, Espanha, Portugal e Estados Unidos. A próxima edição já tem data confirmada, será entre 07 e 10 de novembro de 2019, no Serra Park, em Gramado/RS.
Caminhos de Caravaggio teve seu lançamento na FESTURIS, em Gramado.
A Feira Internacional de Turismo (FESTURIS Gramado), foi palco para o pré-lançamento do “Caminhos de Caravaggio”, roteiro que liga os Santuários de Nossa Senhora de Caravaggio de Canela e de Farroupilha, por estradas nas zonas rural e urbana dos municípios de Farroupilha, Caxias do Sul, Nova Petrópolis, Gramado e Canela. O projeto regional visa aproximar a duas tradicionais regiões turísticas do Rio Grande Sul – Uva e Vinho e Hortênsias – por meio da religiosidade.
No dia 10 de novembro, sábado, na Sala de Coletivas e Lançamentos, às 15h, os prefeitos dos municípios envolvidos assinarão um protocolo de intenções para criação de um consórcio. “Com isso, o Caminhos de Caravaggio ganhará uma personalidade jurídica. Como uma associação, poderemos captar recursos em Ministérios, fazer compras, investir recursos próprios, entre outras ações para desenvolver o roteiro em conjunto”, explica o Secretário de Turismo e Cultura de Farroupilha, Francis Casali.
Caminhos de Caravaggio
A Serra Gaúcha é um destino turístico consolidado no mercado, especialmente pelas belas paisagens, pelos atrativos culturais ligados às colonizações italiana e alemã e a farta gastronomia. Para fortalecer ainda mais esse destino, nacional e internacionalmente, torna-se importante integrar as cidades turísticas da região, ofertando novos roteiros de qualidade e desenvolvendo novas oportunidades para as comunidades locais.
O “Caminhos de Caravaggio” tem aproximadamente 200 quilômetros, que podem ser feitos a pé ou de bicicleta, opções que permitem a contemplação das paisagens naturais, plantações, construções do século passado, igrejas e a visita a atrativos culturais que valorizam as conquistas dos imigrantes. “Eles deixaram um legado muito bonito, especialmente ligado aos aspectos do trabalho, da religiosidade e da fé. Pelo caminho é possível encontrar pequenos capiteis e outras expressões desse patrimônio, que enchem o caminho de beleza e paz”, destaca Casali.
Autoconhecimento, reflexão, espiritualidade, superação e determinação são palavras que descrevem o trajeto, já que os caminhantes devem fazer em torno de 28 quilômetros por dia até chegar ao destino, em Farroupilha. Para isso, questões como a instalação de pontos com estrutura de apoio ao turista e de descanso, hospedagem, ampliação da iluminação e sinalização já estão sendo estudadas entre o poder público e as comunidades locais. “Já realizamos a caminhada técnica e apuramos as necessidades primordiais do caminho, especialmente ligadas à segurança e ao bem-estar do turista. Hoje já existem alguns pontos turísticos, hotéis e pousadas pelos caminhos, mas a ideia é ampliar as ofertas, com restaurantes, bares, locais diferenciados, comércios, entre outros, beneficiando também os moradores dessas estradas, que podem diversificar sua fonte de renda”, explica Casali. Para isso, cada cidade deverá realizar oficinas de turismo rural para a preparação da comunidade e empreendimentos presentes na rota. O projeto, também, conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/RS), Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) e Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh).