21ª CONSTRUSUL – Feira Internacional da Construção reforça confiança no potencial do setor.
A 21ª Construsul – Feira Internacional da Construção abre as portas no dia 1º de agosto, no Centro de Exposições da Fiergs, em Porto Alegre (RS) com cerca de 300 expositores. A edição reforça o foco em negócios e conhecimento, com expectativa de atrair 40 mil profissionais dos setores de construção civil e arquitetura nos quatro dias de evento.
A Feira Construsul é considerada o segundo maior evento da construção civil e arquitetura do País e o maior na Região Sul. Reconhecida por gerar negócios, reúne toda a cadeia produtiva da construção. Nos quatro dias de evento, a indústria apresenta lançamentos, inovação e tecnologia ao público extremamente qualificado que abrange compradores do varejo de material de construção, construtoras, engenheiros, arquitetos, entidades setoriais, órgãos do governo.
Promovida pela Sul Eventos Feiras Profissionais, a Construsul conta com grandes empresas do segmento e impulsiona negócios efetivados entre indústria e principais compradores, como lojistas e construtoras. Segundo o diretor da Sul Eventos, Wilson Richter, a Construsul está alinhada com o mercado da construção e arquitetura, sinalizando a volta do desenvolvimento do setor. “Estamos convictos de que se inicia um novo ciclo para o evento e para o mercado da construção civil. Ainda que com muita cautela, os empresários do setor retomam investimentos e a expectativa é de sinais efetivos de recuperação da economia no próximo ano”, destaca.
Reconhecida como uma das principais vitrines de lançamentos, novas tendências e tecnologia, a feira é o ambiente ideal para negócios e ferramenta eficiente de network que abrange diversos segmentos da construção em um único local. “A Construsul chega a sua 21ª edição cumprindo muito bem o papel de reunir a cadeia produtiva, abrangendo os setores da construção, acabamentos e infraestrutura. Mesmo durante difíceis períodos econômicos, a feira se manteve firme em seu propósito de apresentar inovações e tecnologias integrando a cadeia da construção civil e criando um ambiente de network dos profissionais da área”, ressalta o presidente Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) de Caxias do Sul, Oliver Chies Viezzer.
Otimistas, os expositores veem o evento como um importante espaço para estreitar o relacionamento com os clientes, oferecendo condições especiais de venda. “Aproveitamos o momento para mostrar as novidades e buscar novos negócios. Também vemos a mudança de local como diferencial, pois a Região Sul tem grande importância para a Incefra, marca do Grupo Fragnani que teve um aumento significativo nas vendas no último ano. Desse modo, cada vez mais aprendemos a olhar o nosso cliente com cautela, entendendo as particularidades de cada região e construindo um negócio com a nossa cara: mais humano e próspero. Em relação às novidades, estamos apostando no nosso porcelanato polido para esta edição da Construsul”, relata o presidente do Grupo Fragnani, Ricardo Fragnani.
Já para a gerente de marketing da Vonder, Elisângela Durães, a Construsul é uma excelente oportunidade para geração de novos negócios e para o relacionamento com os clientes, prospects e consumidores, além de aproximar a marca do mercado em que atua e posicioná-la como um dos grandes players do segmento. “Acreditamos também que a feira é um importante momento para aprofundar conteúdos técnicos e contatos com o segmento de uma forma geral. Por isso a importância de se promover eventos paralelos e a integração do mercado como um todo com o nosso mix, assegurando à nossa marca um momento ímpar de trabalho, tanto pela relevância do evento e no segmento da construção civil, quanto pelas importantes divisas comerciais que proporciona aos seus expositores e contexto geral. Neste cenário, buscamos sempre inovar e fazer da Construsul uma das principais vitrines de lançamentos da Vonder, levando sempre as tendências e novidades que preparamos para o segundo semestre, surpreendendo os visitantes também com a amplitude de mix com o forte modelo de exposição, demonstração e posicionamento da marca nos segmentos que atende”, descreve.
Para as entidades representativas do setor de arquitetura, a feira também desenvolve importante papel em seu propósito. “A Construsul é muito importante pela capacidade de atrair público qualificado, oferecendo uma experiência global. Esta experiência é composta por novidades no setor, pelas palestras com informações técnicas e pelo networking entre os profissionais. É uma curadoria do melhor que o mercado oferece, especialmente para os arquitetos, que têm a responsabilidade de especificar em projeto os produtos que são utilizados nas obras. A Construsul é uma visita obrigatória”, declara o vice-presidente da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), arquiteto Vicente Brandão e Silva.
Outro segmento bastante significativo na visitação do evento é o varejo de materiais de construção. “A geração de negócios e a presença de toda a cadeia produtiva do setor da construção são pontos fortes da Construsul. A certeza de que o setor do varejo de materiais de construção está sendo assistido em suas necessidades, acompanhando lançamentos e inovações, buscando qualificação e fortalecendo o relacionamento com o mercado traz ao lojista associado muito desenvolvimento em seu negócio”, pontua o presidente da Federação das Associações dos Comerciantes de Materiais de Construção (Fecomac) de Santa Catarina, Antenor Novakoski.
Além de lançamentos, inovação e tecnologia, a Construsul recebe a chancela institucional de cerca de 50 entidades representativas, regionais e nacionais. Com as parcerias são desenvolvidas plataformas de conhecimento e atualização em eventos paralelos como seminários, palestras, congressos e cursos. “A atividade da construção civil está apresentando os primeiros sinais de recuperação. Para que este processo seja sustentável cresce a importância de eventos como a 21ª edição da Construsul. Esta tradicional feira também destaca-se por ampliar ao máximo as oportunidades de negócios”, salienta o presidente do Sinduscon-RS, Aquiles Dal Molin Júnior.
Para o presidente da Abramat, Rodrigo Navarro, o encontro contribui para que os associados da entidade tenham excelente chance para movimentar e ampliar seus negócios, já que a feira representa para os diferentes segmentos de nossa indústria uma oportunidade para troca de informações entre os participantes, ampliação de conhecimentos e divulgação de suas inovações.
Eventos paralelos:
No primeiro dia de evento (1°/08) será realizado o 6º Seminário de Tecnologia e Inovação da Construção Civil, promovido pelo Sinduscon-NH. O tema central desta edição é o Futuro da Construção Civil. Uma das palestras será o Case First Planner – Do planejamento para o canteiro de obras, apresentado pelo diretor da First Planner, Matheus Ries. O sistema de controle de planejamento de obra inovador permite que as atividades desempenhadas no canteiro de obra sejam acompanhadas em tempo real, possibilitando checar se o planejamento está sendo cumprido, além de reduzir significativamente o tempo inoperante e a redundância na coleta de informações. No mesmo dia serão realizadas as palestras “Guindastes de torre (gruas): Aplicação e produtividade” ministrada pela Liebherr, “Elaboração de contratos: tudo o que você precisa saber para estar seguro”, promovida pelo CAU/RS e a “Engenharia e a Indústria 4.0” realizada pelo SERGS.
No segundo dia de evento (02/08), ocorre o curso “eSocial em SST (Segurança e Saúde do Trabalho)” e o 13° Encontro Sul-Rio-Grandense de Prevenção, Segurança e Saúde do Trabalho (PREVESST), ambos realizados pela Ares. O seminário “Projeto e execução de prédios altos”, promovido pelo Itt Performance – Unisinos; a palestra “Sustentabilidade: oportunidades e desafios da mulher na Construção Civil”, organizada pela ONG Mulher em Construção e o workshop “O Mundo é de Vidro” realizado pelo Sindividros RS, preenchem o dia com diferentes conhecimentos na construção civil.
Já no terceiro dia (03/08), o 13º Encontro Sul-Rio-Grandense de Prevenção, Segurança e Saúde do Trabalho (PREVESST) realizado pela Ares, continua os debates sobre segurança e prevenção de acidentes na construção civil. A programação segue com as palestras “Arquitetura de uso múltiplo da experiência acadêmica ao mercado imobiliário”, promovida pela Universidade Feevale; “Saneamento para um Melhor Meio Ambiente”, ministrada pela Torri Engenharia e a VIII Jornada de Automação, realizada pela Aureside.
Empresas expositoras:
A Adelbras expõe três produtos durante a feira. O seu novo lançamento em fita o Veda Rosca, é um produto versátil, resistente e de fácil aplicação. Indicada para vedação completa, de tubulações de substâncias líquidas e gases, e pode ser utilizada em instalações de água quente e fria. A linha de ganchos e adesivos traz uma solução de fácil aplicação, para uso geral e decorativo. O Veda Rosca é composto por plástico rígido e espuma adesiva removível sem danificar a superfície. Já a fita Crepe 722 imobiliária promete facilitar o processo de pintura. Com um exclusivo tratamento anti UV e barreira anti umidade, o produto repele água e solventes, permitindo maior tempo de adesão e performance superior.
A Biltech apresenta o NuBryte Touchpoint, sistema de automação que promete revolucionar o setor. Em único dispositivo é possível reunir várias funções, sem necessidade de centrais, com comunicação via wi-fi e informações na nuvem. Com um aplicativo gratuito, o usuário pode controlar de qualquer lugar do mundo sua residência através do smartphone, seja Android ou iPhone.
A Bravas Tecnologia expõe um leitor de consumo de energia, gás e água em tempo real. Um dos principais benefícios é saber previamente o valor cobrado e permitir ao consumidor controlar o seu custo no fim do mês. Além disso, a Bravas também oferece automação residencial modular, que pode ser implementada em pequenos ou grandes empreendimentos.
A CAOA apresenta o utilitário Hyundai HR. Um caminhão que suporta até 1,8 mil kg bruto e pode ser guiado com carteira de habilitação categoria B, podendo ser extremamente aproveitado em lojas de ferragens e material de construção. Também há a opção do HD80 que suporta até 8 mil kg bruto, lançado em março de 2018.
A Carmelo Fior apresenta, durante a 21ª Construsul, seus lançamentos em pisos e revestimentos da marca Pisoforte. São produtos de qualidade, desenvolvidos seguindo as tendências de mercado. Além disso, apresentam um design exclusivo e inovador.
A Cortag traz à Feira Construsul, dois equipamentos em destaque, o cortador elétrico ZAPP-600 e o cortador manual Master Plus – 180. O cortador elétrico ZAPP-600, equipamento robusto com motor reforçado indicado para cortar pisos e revestimentos cerâmicos, pedras, mármore, granito, paver e tijolos. Entre outras vantagens possui estrutura em alumínio reforçado; sistema de refrigeração do disco de corte diamantado e cavalete retrátil com rodas para facilitar o transporte. O cortador manual Master Plus – 180 indicado para cortar pisos cerâmicos e porcelanatos com até 1,80 m de comprimento e 15 mm de espessura. Possui corte e separação na própria base, sem a necessidade de retirar a peça para fazer a separação e sistema de articulação que permite separar peças em qualquer ângulo simultaneamente.
A IFC/Cobrecom Fios e Cabos Elétricos destaca dois de seus produtos. Um deles é o cabo Solarcom, criado e testado a partir dos mais criteriosos padrões internacional para transmitir energia limpa produzida pelas placas rolares com segurança e qualidade. O outro destaque são os cabos com gravação metro a metro, cujo sequencial métrico facilita o corte preciso dos cabos elétricos sem a necessidade de instrumentos de medição.
Profissionais da construção civil interessados em soluções ecológicas para os seus projetos poderão encontrá-las na 21ª Construsul – Feira Internacional da Construção. Uma delas é a base de lã poliéster, extraída de garrafas pet, produzida pela Ecofiber. A manta pode ser utilizada em sistemas de tratamento térmico e acústico para resolver problemas de ruídos em edificações e garantir a qualidade em construções a seco, forros modulares, coberturas e sistemas hidráulicos.
A GeoSurvey Tecnologias oferece o sistema GNSS RTK, da GeoMax, uma marca suíça de reconhecimento global. Através de um smartphone com software de coleta, os profissionais têm inúmeras vantagens quanto ao rendimento e redução de custos com manutenções. Os receptores vêm equipados com link de rádio externo e painel de alimentação solar.
Permitir controle total para o administrador do prédio é o objetivo da Ideal Home, através do seu Building Managament System (BMS). É possível programar os dias da semana em que as lâmpadas ficarão ligadas em cada ambiente e caso haja maior incidência de sol, o BMS permite diminuir automaticamente a luz artificial. Além disso, pode monitorar o desempenho de geradores, nível de reservatórios e emitir contas individuais de consumo de eletricidade, água e gás.
A Indústria Cerâmica Fragnani apresenta os porcelanatos polidos, uma revolução tecnológica do setor de revestimentos. Os produtos In Out, são produzidos de forma mais sustentável, utilizando 65% menos água, 30% menos energia térmica e emitindo menos CO2. As peças são inspiradas em referências da natureza, com formato 56x56cm, alta resistência mecânica e máxima precisão no acabamento. Também são destaques da Incefra os porcelanatos com acabamentos acetinados e No Slip.
A linha de refletores Technoled é a atração da Lumanti para a 21ª Construsul. Os produtos são eficientes, econômicos e já vêm prontos para instalar. A sua utilização é indicada para fachadas, outdoors, vitrines, painéis, portões, rampas de acesso, garagem e iluminação de eventos. Com uma estrutura de alumínio, o refletor oferece 25 mil horas de vida útil e um ano de garantia. A frequência é de 220v e o ângulo de abertura é de 120°.
Através de uma parceria com a Montolit, empresa italiana referência mundial na fabricação de cortadores manuais de cerâmica, a Moldimplas apresenta na 21ª Construsul dois produtos. Um deles é o Masterpiuma, um cortador manual corta facilmente cerâmica, porcelanato e pastilha de vidro com espessura de até 22mm. Outro é a Flash Line, que permite corte de grandes formatos, peças com até 3,40m de comprimento e 1 cm de espessura. Ambos apresentam tecnologia inédita no Brasil. Além disso, a Moldimplas apresenta seus niveladores de piso, o Nivela Piso, marca mais completa do mercado e o impermeabilizante Rebotec, que possui 20 anos de garantia e pode ser utilizado em todas as etapas da obra.
A 21ª Construsul foi escolhida pela empresa para o pré-lançamento da sua linha de vernizes à base de água para proteção e acabamento para pisos de madeira residenciais e escritórios. O produto é feito com tecnologia a base de resina poliuretânica, permitindo melhor resistência. Além disso, por ser à base de água e baixo teor de compostos orgânicos voláteis, o produto tem baixo odor durante e após a sua aplicação. São três opções de acabamentos: fosco, acetinado e brilhante. Também será lançada uma seladora à base de água para a preparação da madeira.
A MW Representações destaca as telhas, cumeeiras, tapumes, chapas planas, caixas para apiários e casinhas para animais de estimação produzidos a partir da reutilização do plástico e do alumínio das embalagens cartonadas longa vida. Com as chapas planas é possível construir casas, cercas, mesas, cadeiras, armários, fechar galpões e o que for possível com o material.
A Planeta Água oferece uma diversidade de filtros e purificadores de água para o mercado. Fabricado em plástico de engenharia, o purificador Ideale Eco Decor tem opção de torneira e filtro para instalar na bancada ou na parede, arejador que proporciona até 50% de economia no consumo de água, controle de fluxo da torneira e do filtro com 1/2 volta. Também há os purificadores Multifilter, FIT 200, FIT 230 e versões Premium, ideais para uso em restaurantes, aeroportos e domicílios. Entre os filtros destacam-se o FIT para caixa d’água, com alta resistência e vida útil, e FIT LAV, ideal para máquinas de lavar roupas e louças. Além disso, estarão expostas, também, torneiras coloridas para atender a todos os tipos de públicos.
A Plaques em parceria com a Placo do Brasil apresenta o lançamento da segunda geração de drywall, a tecnologia ULTRAWALL, exclusividade da PLACO. A placa Glasroc X faz parte dessa nova tecnologia especialmente desenvolvida para uso em vedações externas e em áreas sujeitas a ação de intempéries, pois ela é uma placa de gesso produzida com aditivos especiais, revestida nas duas faces por uma malha de fibra de vidro e composto polimérico. Essa composição proporciona alta resistência à umidade e raios UV, ótima estabilidade dimensional e evita a formação de mofo nas condições mais críticas de uso.
A novidade da Pormade para a 21ª Construsul é a porta com tecnologia HD, que permite imprimir fotografias ou ilustrações em alta resolução de forma direta. Com ótimo acabamento e durabilidade, a impressão é feita em UV e depois recebe mais duas camadas de verniz UV. A imagem não descola e não perde a nitidez. A empresa também apresenta sua linha de portas de entrada de PVC Wood. Com a consistência e resistência da madeira e a longevidade do PVC, as folhas e batentes são do mesmo acabamento (branco, curupixá, freijó e tabaco), agregando mais harmonia para os ambientes. Elas também são à prova d’água e não sofrem com as ações de cupins e umidade, garantindo mais proteção e durabilidade.
A empresa apresenta na Construsul o pré-lançamento da ferramenta Profissa para lojistas. Nesta nova plataforma, os comerciantes podem vender serviços de reparos e instalações dentro do seu próprio estabelecimento. Através de um cupom gerado na loja, o cliente pode acessar o aplicativo, instalá-lo e fazer a chamada do profissional de sua escolha para executar o serviço contratado. Todos os profissionais da plataforma são credenciados pela empresa Profissa.
A Starrett acaba de completar o seu portfólio de serras de copo, com uma linha diamantada para alvenaria e porcelanato, que já vem pronta para uso, com haste e pino. Além desse modelo, há ainda serras avulsas, que possuem rendimento superior, maior vida útil e leveza. Durante a 21ª também serão apresentados outros lançamentos como as mochilas e o coldres para ferramentas, ambos disponíveis em três modelos para adaptarem-se aos diferentes perfis de profissionais da construção civil.
As telhas Termoplan proporcionam alta qualidade na iluminação natural, para diferentes tipos de construções. O produto, que estará disponível na Construsul 2018, permite a substituição ou complementação de sistemas elétricos. Além disso, garante redução de calor externo, reduzindo o consumo de energia e impactos ambientais.
A Vonder preparou um mix de produtos, voltados para as mais diversas atividades profissionais e industriais. Entre os destaques para a 21ª Construsul estão ferramentas manuais e de corte, EPIs, equipamentos de medição, solda e ferramentas elétricas. Destacam-se a Lixadeira de Concreto LCV 1010, para lixamentos e desbastes em superfícies de alvenaria e concreto, com cabo extensível e ajustável facilitando os trabalhos em áreas mais altas, e a Desentupidora Elétrica DV 390, indicada para tubulações de pias, tanques e esgotos com diâmetro de 3/4″ a 4″.
A WAGNER apresenta as pistolas para pintura com tecnologia Airless da linha HEA (Alta Eficiência sem Ar). Indicadas para pequenas e médias obras de pintura, possuem proteção contra sobreaquecimento, compartimento para ferramentas e acessórios, pistola metálica, bico reversível e aplicam os mais diversos tipos de tinta. Outro lançamento é a Lixadeira de Parede 850W da WBR, que apresenta seis níveis de velocidade, coletor de pó e tem como destaque a luz de LED, que possibilita ao usuário visualizar com perfeição a superfície que está lixando.
Serviço:
Construsul – 21ª Feira Internacional da Construção
Data: 1º a 4 de agosto de 2018
Horário: Quarta a sexta-feira, das 14h às 21h – Sábado, das 11h às 18h
Local: Fiergs (Av. Assis Brasil, 8787 – Porto Alegre – RS)
Entrada gratuita para profissionais
Evite filas: credenciamento antecipado em www.feiraconstrusul.com.br
*Proibida entrada de menores de 16 anos, mesmo que acompanhados.